Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Amora preta, do sabor à cerveja aos benefícios para o coração

01-11-2017 19:19:00 (2366 acessos)
Produção da amora preta em Palmas (Paraná) será superior a 20 toneladas de 2017/2018, no Sudoeste do Paraná. Produtores estão iniciando a colheita (´novembro). Além de bonita e deliciosa, a fruta traz uma série de benefícios à saúde, que vão da melhora da pressão sanguínea, perda de peso, fortalecimento dos ossos e contra o envelhecimento.

 


De origem asiática, a amora preta é encontrada em diversos países que tem como características temperaturas mais frias. Em Palmas, a fruta foi introduzida há 14 anos, por iniciativa de Lurdes Loureiro Giotto. Dona Lurdinha adquiriu mudas em Pelotas (RS), ao sentir necessidade de buscar novas atividades e diversificar as culturas da propriedade, localizada a aproximadamente 10 quilômetros da área urbana da cidade.


"No começo não foi fácil, assim como nada é fácil de começar", disse a agricultora, que hoje transferiu para o filho a responsabilidade de cuidar dos trabalhos da propriedade. "Entre estas dificuldades estava a falta de informação, que conseguimos superar graças aos técnicos da Embrapa de Pelotas", relatou.


A propriedade de dona Lurdinha abriga atualmente a maior lavoura de amora preta do Paraná e é dotada de câmara fria, onde são armazenados e congelados os frutos. A produção é comercializada para diversas regiões do Brasil. "Nossas amoras são consumidas em vários estados", disse.


O frio do inverno de Palmas foi muito bom para o desenvolvimento das plantas, mas as variações climáticas - excesso de chuva ou longa estiagem - devem prejudicar o rendimento das frutas, informa a agricultora.

 

Produtores estão aderindo 

 

De acordo com o agrônomo do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Wilson Acheski, Palmas tem 14 produtores (sete deles na região do Assentamento São Lourenço) que aderiram a cultura da amora preta. De acordo com o técnico do Iapar, apesar de gostar do frio, a fruta precisa de luz solar para ficar mais adocicada.


“Os produtores de Palmas, normalmente iniciam sua colheita a partir do dia cinco de novembro”, informou Acheski. Os frutos da amora, além de servirem para o consumo natural, podem ser usados na fabricação de doces, geleias, conservas, sucos, fermentos, polpas, sorvetes, iogurtes, tortas e bolos.

 

De cerveja a espumante

 

Além dos doces de dar água na boca, a amora preta de Palmas é utilizada para dar sabor a cerveja e espumante. O uso da fruta na produção das bebidas vem sendo desenvolvido por um grupo de acadêmicas do curso de Farmácia e estudantes de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Paraná (Campus Palmas).


Outra forma recente descoberta de usar a amora preta, é como planta medicinal, atribuindo o uso do fruto como um anticancerígeno, devido a grande presença de ácido elágico. A substância garante eficácia como auxiliar no combate à osteoporose, devido a concentração elevada de cálcio.


Em Palmas, a empresa Ciclos, do produtor Solano Salvador, produz diversos produtos a partir da amora, como uma Geléia Souvenir, que foi lançada este ano na 40ª Feira Estadual do Bezerro, exportando o produto para outras cidade e estados da região sul.

 

Adaptação fácil ao clima frio

 

“A planta se adapta facilmente a diferentes condições climáticas, mas sempre se desenvolve melhor aonde for frio, como é o caso de Palmas”, ressaltou o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga.
No Brasil, a amora preta, vem aumentando sua produção, mas ainda é pouco consumida, por se tratar de uma fruta mais amarga. A produção é indicada para produtores familiares, que vivem em regiões frias e apresentam um grande potencial para diversificação de culturas.
A amora-preta é a segunda espécie de frutas pequenas mais explorada no mundo, fica atrás somente do morango. “A cultura é apropriada para pequenos produtores familiares que se encontram em condições favoráveis para o cultivo, por isso queremos incentivar os produtores de Palmas a explorar ainda mais essa fonte de renda”, afirmou Cassaniga.

 


 Benefícios da amora preta


Além de bonita, com aparência delicada e deliciosa, a amora preta traz pelo menos 7 benefícios à saúde:


1- Melhora a pressão sanguínea A amora é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Seu consumo pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e acidentes vasculares.


2- Reforça o sistema imunológico A vitamina C, presente em abundância na amora, é conhecida por sua ação protetora contra doenças infecciosas. Ela reforça o sistema imunológico e é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo.


3- É benéfico para a visão A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos, como é o caso da amora, ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão e combatendo a catarata.
4- Ótima fo

nte de ferro O ferro presente nas amoras é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue.


5- Fortalece os ossos Juntamente com o ferro, a amora possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo.


6- Ajuda na perda de peso Além das poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.


7- Combate o envelhecimento A amora é um pacote completo de antioxidantes que tem potencial em neutralizar os radicais livres é também considerado uma proteção contra o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.




 

Prefeitura de Palmas (PR) Comunicação Social

www.pmp.pr.gov.br www.facebook.com/prefeituradepalmas www.twitter.com/palmas_pr

ronipimentel@pmp.pr.gov.br (46) 3263-7033 e (46) 3263-7000

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

mkEvR