Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mata Atlântica precisa da proteção do Governo e da população

05-06-2020 00:03:49 (874 acessos)
Na região da Mata Atlântica estão vivendo 85% dos 211 milhões de brasileiros e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) saem dos 17 estados que se encontram sob o domínio do bioma. Trata-se de ambiente onde a qualidade de vida vai cada vez mais melhorando e por isso mesmo atrai pessoas de toda parte do País num movimento que já destruiu em torno de 90% dos recursos naturais existentes. Enquanto o Governo federal planeja e executa ações na Amazônia, já se volta também para proteger a Mata Atlântica.

 


Tão expressiva a contribuição da Mata Atlântica para o desenvolvimento econômico e social, que abriga parques de visitação de turismo, agronegócio e indústria. Só dessa região a contribuição já supera os R$ 3 bilhões anuais (estimativa) e é capaz de gerar até mais de 100 mil empregos.

Devido essa atração econômica, historicamente a região abriga plantio de café, cana de açúcar, e foi palco da industrialização. Desde o descobrimento tem sido agredida com a exploração dos recursos naturais e riquezas como madeiras de lei. Já após o descobrimento sofreu ataques para extração do pau-brasil.

A expansão urbana é um dos maiores inimigos do sistema e vem gerando debates acalorados entre ambientalistas, preservacionistas e autoridades. Agora mesmo decisões do Ministério do Meio Ambiente sobre regularização de invasões feitas até julho de 2008, foi contestada pelo Ministério Público Federal. Governo quer aplicar as regras do Código Florestal na Mata Atlântica.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

hX4Uj