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Mais caro o pedágio nas rodovias do Paraná e Santa Catarina

Mais caro o pedágio nas rodovias do Paraná e Santa Catarina
05-04-2023 14:16:57 (272 acessos)
Quem trafegar num dos 5 postos de pedágio administrados pela Arteris Litoral Sul usando automóvel, caminhonete ou furgão, vai pagar mais caro (R$ 7,30) a partir de zero hora da sexta-feira, 7 de abril de 2023. Reajuste faz parte de acordo contratual e é executado todo ano em abril. Valores mais caros são cobrados para caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque em 3 modalidades, definidos conforme o número de eixos: R$ 43,80; R$ 36,50 e R$ 29,20.

 


Trechos pedagiados pela Arteris que terão reajuste, são estes:

  1. BR-116, quilômetro (km) 134 em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba;
  2. BR-116, km 204 em Rio Negro;
  3. km 82, em Monte Castelo, Santa Catarina;
  4. km 152 em Santa Cecília, Santa Catarina;
  5. km 233 em Correia Pinto, Santa Catarina

 

Reajuste é autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de acordo com Deliberação 100 (publicada na edição de 3 de abril do Diário Oficial da União). Valores são baseados no índice de de preços ao consumidor amplo (IPCA) do último período do contrato.

Novos valores consideram "as revisões contratuais para recompor o equilíbrio econômico financeiro do contrato - e a correção frente à inflação, tendo como base o IPCA com percentual positivo de 5,9%. A data-base do contrato é 19 de dezembro de 2022." Explicação é da Concessionária.

De acordo com o contrato de concessão vigente desde 14 de fevereiro de 2008, a Arteris Planalto Sul investiu mais de R$ 2 bilhões em melhorias na BR-116 PR/SC. Executou obras de modernização e recuperação da rodovia e serviços de atendimento aos usuários 24 horas. A Empresa já repassou aos municípios lindeiros R$ 146 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços).

Arteris fez também outros investimentos, como a manutenção constante do pavimento, sinalização vertical e horizontal. Além disso, as tarifas de pedágio são responsáveis por financiar os serviços de atendimento pré-hospitalar e mecânico, assim como a estrutura de monitoramento da rodovia.

 

 

Fonte: Arteris - Maria Cristina de Oliveira
 

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