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Turismo brasileiro faturou alto em 2022: R$ 6,3 bilhões

Turismo brasileiro faturou alto em 2022: R$ 6,3 bilhões
[foto] - Viagens de turismo ganharam incremento no último ano. Foto AgBr, Fernando Frazão
13-04-2023 16:01:46 (176 acessos)
Registrou mais de R$ 6,3 bilhões o faturamento do turismo internacional pelo Brasil nos últimos 12 meses. Isso significa 55% de todos os ganhos do setor, 341% maior que o número de 2021 e 3,9% acima de 2019. Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) indica que esse é o resultado do embarque de 8,4 milhões de passageiros, recorde histórico, diz o Anuário da entidade. Preferência dos turistas foi para os países da Europa, destino de 37,71%.

 


Do total de embarques, 5,4 milhões foram de passageiros transportados no mercado doméstico. No mercado internacional, foram 3 milhões de pessoas embarcadas, o maior número já registrado pela associação.

A maior parte das viagens teve como destino o Nordeste brasileiro, responsável por 38,4% dos embarques. Em seguida, apareceram as regiões Sudeste (24%), Sul (17%), Centro-Oeste (11%) e Norte (9,6%). No Brasil, Salvador foi a cidade mais procurada, seguida por Porto de Galinhas, Recife e São Paulo.

Depois da Europa, vieram países sul-americanos (15%); norte-americanos (14,7%); centro-americanos e caribenhos (13,3%); asiáticos (11,3%); africanos (6%) e da Oceania (2%). A atração internacional mais vendida foi a Walt Disney World, seguida por cruzeiros marítimos. Os países mais visitados foram os Estados Unidos, Portugal, Itália e Egito.

De acordo com a Associação que representa o setor, o faturamento das empresas somou R$ 11,55 bilhões em vendas, valor 62,7% superior ao de 2021. Esse total é 23,5% inferior ao registrado em 2019, mas mostra que as empresas estão chegando mais perto dos números observados antes da pandemia de covid-19.

A despeito dessas indicações otimistas, o número de viagens nacionais caiu 10,5% em comparação com 2021, e totalizou R$ 5,2 bilhões.

Retomada

“Este foi o ano da retomada do turismo internacional. Com a abertura das fronteiras, o custo-benefício e a demanda reprimida dos últimos anos, observamos a inversão do cenário dos últimos tempos. Apesar de não termos como identificar a motivação exata, esse comportamento pode ser, em parte, explicado pela alta dos preços das passagens aéreas no país, ampliando a oportunidade de viajar ao exterior.” Foi o que disse em comunicado, o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

Para a Associação, os números de 2022 poderiam ser ainda melhores se não fossem as dificuldades enfrentadas pela variação cambial e a falta de mão de obra especializada.

Para a aquisição de viagens, a opção de pagamento parcelado em mais de 5 vezes foi a preferida pela maioria dos clientes (50,1%). O cartão de crédito foi o principal meio de pagamento, sendo usado em 68,7% das vendas; seguido do Pix, com 19,1%; e do boleto bancário, com 10,8%.

 

 

Fonte: BRAZTOA e Agência Brasil
 

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