|
Criminosos Usam Nome da ONU Para Pedir Dinheiro
|
Criminosos não perdoam nem a Organização das Nações Unidas (ONU). Estão pedindo dinheiro por e-mail, fax e telefone. Previna-se contra falsários.
|
|
|
27/07/2010 (23:54)
|
|
ONU está preocupada com o fato de que correspondências fraudulentas usando seu nome estão circulando através de websites, e-mails, mensagens de fax e ligações telefônicas. Como o número de denúncias sobre estes casos está aumentando em todo o mundo, a ONU alerta o público a respeito de esquemas ilícitos para solicitar dinheiro e, em muitos casos, dados pessoais, usando o nome e o emblema da Organização. O público deve saber que: - As Nações Unidas não cobram nenhuma taxa durante seu processo de recrutamento. Um link sobre fraudes de emprego, chamado “Frauds Alert” (Alertas de Fraude), encontra-se disponível na página principal do portal de emprego e carreiras da ONU (http://careers.un.org).
- As Nações Unidas não solicitam informações de indivíduos em relação a suas contas bancárias ou outras informações particulares.
- As Nações Unidas não oferecem prêmios, recursos, certificados ou bolsas acadêmicas através de e-mails, fax ou telefone, a não ser que tais ofertas tenham sido oficialmente divulgadas através de canais oficiais.
- As Nações Unidas não promovem loterias nem compensam vítimas de fraudes.
- A ONU recomenda que os destinatários de mensagens tais como as acima descritas ajam com extrema cautela e não respondam a pedidos de transferências de fundos ou concedam informações particulares. Transferências de fundos ou fornecimento de informações particulares podem acarretar prejuízos financeiros ou roubos de identidade. Alvos e/ou vítimas destas solicitações enganosas devem considerar relatá-las às autoridades judiciais nacionais para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Qualquer pessoa com dúvidas sobre a autenticidade de um e-mail, carta ou telefonema em nome das Nações Unidas, pode enviar um e-mail solicitando esclarecimentos clicando aqui.
Fonte: ONU
|
|
 |
|
|