Busca   
Só Controle nos Países Vizinhos Pode Erradicar Febre Aftosa
Se o Brasil não contar com a participação dos países vizinhos em controle e vacinação, não tornará rebanhos livres a febre aftosa. Prejuizo é certo.
 
28/07/2010 (19:34)

Bernard Vallat, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), disse hoje (100728) que a conquista, pelo Brasil, do status de livre de aftosa, que atinge principalmente o rebanho bovino, depende do controle da doença em países vizinhos.

País já tem mais de dois terços do território livre da doença com vacinação e é um “exemplo de política de controle eficaz de enfermidades”, mas tem áreas de fronteira que ainda são de alto risco.

“É preciso assegurar que países por onde circula o vírus da doença, como Venezuela e Equador, adotem uma política de vacinação muito dura. É possível a erradicação total em breve, mas não sei quando, porque em alguns estados o trabalho de vacina é muito difícil por razões logísticas, como o Amazonas”. assim Vallat comenta a meta, anunciada no ano passado pelo ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes e reforçada pelo operário presidente Inácio Lula, de erradicar a doença até o final de 2010.

Wagner Rossi, atual ministro, não se mostrou confiante com a meta. “Não sei quem estabeleceu essa meta. Eu não fui”. Depois, informado quem tinha estabelecido a meta, Rossi disse que o país está ajudando na imunização da doença em países de fronteira, para acelerar a conquista do status de livre com vacinação por todo o país.

“Ah, bom. Se o presidente Lula falou, tá falado. Eu acho que é possível com vacinação. Estamos avançando em várias partes do país e, sobretudo, sobre o território dos nossos vizinhos, para ajudá-los”, afirmou. Segundo Rossi, não adianta o país estar livre da doença se ela existir nos países vizinhos, porque isso ameaçaria as fronteiras do país e o plantel de gado bovino nacional.

Vallat, que veio ao país para participar de um congresso de médicos veterinários, aproveitou para ver o trabalho feito para erradicação da aftosa na fonteira com a Bolívia, no estado de Rondônia. Ele ressaltou que o país deve adotar a estratégia de ir avançando aos poucos nas áreas reconhecidas livres sem vacinação, começando pela Região Sul, onde o controle está mais avançado. Atualmente, apenas Santa Catarina tem esse status. Segundo o diretor, o Paraná deve ser o próximo estado a conseguir esse reconhecimento pela OIE.

Fonte: Agência Brasil

Turismo
Cinto de Segurança Até Para Quem Vai Atrás
R$ 1,950 Bilhão Liberado Para Estimular Exportações no Brasil
Exportadores brasileiros estão sendo beneficiados pelo período eleitoral. Foi liberado hoje (100908) R$ 1,950 bilhão em recursos de estímulos.

Produção de Automóveis Cresce 3,4% Em Agosto
Em agosto a indústria automobilística brasileira fabricou 329,1 mil veículos, que significam 3,4% a mais do que em julho (318,3 mil).

Copa do Mundo e Olimpíadas Projetam Chegar a 11,1 Milhões de Turistas
Com eventos Copa do Mundo e Jogos Olímpicos o Governo do Brasil projeta conquistar 11,1 milhões de turistas em 10 anos e ganhos acima de 300%.

© 2002 - 2009 Copyright Ajemsul -  powered by Solução WEB - TI