Fortalecer a participação feminina em todos empreendimentos do agronegócio e especialmente nas atividades sindicais, é o que pretende o Fórum da Liderança Sindical Feminina, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro, da CNA.
Stéphanie Ferreira (foto), presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA quer que o Fórum seja "um marco para o movimento sindical rural feminino no Brasil."
As inscrições podem ser feitas
somente nas Federações de
Agricultura e Pecuária dos estados.
O Fórum busca ampliar as oportunidades de atuação feminina nos cenários políticos, técnicos e institucional, destacando a importância da representatividade de classe e o potencial do sistema sindical rural feminino na defesa do produtor rural.
"Essa rede que estamos construindo, que conecta mulheres ao Sistema Sindical Rural país a fora e impulsiona a representatividade de classe, merece um momento junto a CNA para fortalecer nosso vínculo e nossos objetivos", destaca.
Para Stéphanie, o primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, é a oportunidade de promover a interação entre todas as mulheres que trabalham nos estados e municípios pela ampliação do protagonismo sindical feminino.
"Vamos apresentar o potencial que temos de contribuir com o Sistema CNA/Senar que nos representa e defende, assim como nossa capacidade de atuar em temas nas áreas técnica, institucional, política e na comunicação", explica Stéphanie.
Programa do Fórum
A programação do evento conta com a realização de painéis em formato de mesa redonda e uma oficina sobre a Representatividade Rural. Terá também um espaço de vivência, onde as participantes poderão trocar experiências e ter mais informações sobre a participação das mulheres no setor agropecuário brasileiro.
Segundo Stéphanie, estão sendo esperadas no evento as representantes das 18 Comissões Estaduais das Mulheres do Agro, além de lideranças sindicais rurais femininas.
"A Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA completou no início de 2024 um ano de trabalho e entre os resultados já atingidos, estão os lançamentos de diversas comissões estaduais ligadas às federações em todas as regiões do Brasil", destaca a presidente da Comissão.