Arca de Noé das frutas brasileiras, livro para o mundo conhecer

EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) dispõe gratuitamente para download, na Internet, o livro A Arca de Noé das Frutas Nativas Brasileiras. O lançamento oficial da publicação acontece na sexta (12), como parte da programação do dia final do V Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, realizado de forma virtual a partir de Mossoró, RN.

A obra é o produto final do projeto Bancos Ativos de Germoplasma de Fruteiras Nativas, coordenado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e vinculado ao portfólio de Recursos Genéticos da Embrapa. A edição contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE).

O livro aborda sobretudo os bancos genéticos de fruteiras nativas mantidos pela Embrapa em diversas localidades do Brasil. A introdução trata das frutas nativas como um tesouro da biodiversidade brasileira. As seções abordam o uso popular das frutas nativas, uma tradição ameaçada; os bancos genéticos de fruteiras nativas propriamente ditos; ações de conservação in situ (nos seus ambientes naturais) de fruteiras nativas; e as cultivares geradas a partir dos bancos. O capítulo final fala sobre os desafios e o futuro dos bancos genéticos de fruteiras nativas.

Os editores técnicos são os pesquisadores Josué Francisco da Silva Júnior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Juliano Gomes Pádua, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), e Fernanda Vidigal Duarte Souza, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), que atualmente ocupa o cargo de presidenta da SBRG. 

Os 22 capítulos contam com a participação de 32 pesquisadoras e pesquisadores de dez diferentes centros de pesquisa da Embrapa espalhados pelo Brasil.

Assina o prefácio o pesquisador Åsmund Asdal, coordenador do Svalbard Global Seed Vault, banco que também é uma Arca de Noé, localizado no arquipélago de Svalbard, na Noruega.

Um destaque é a ilustração da capa, criada pelo artista plástico pernambucano Jáder Cysneiros, que captou e traduziu com riqueza e beleza a ideia do tema.

 

Foto de uvaia, Rodrigo Franzon

 Foto de jabuticaba, RodrigoFranzon

Foto de came camu, Rodrigo Franzon

Palavra dos editores


Josué Francisco da Silva Júnior, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)

“Os bancos genéticos de fruteiras nativas da Embrapa são uma verdadeira Arca de Noé, porque têm buscado conservar a variabilidade genética de muitas espécies importantes para a pesquisa e para as comunidades tradicionais. Na medida do possível procurou-se utilizar uma linguagem acessível ao grande público para que fosse criado um elo entre a sociedade em geral e a ciência com relação aos recursos genéticos, um tema ainda pouco conhecido para as pessoas. Os recursos genéticos são a parte da biodiversidade que é utilizada pela humanidade no seu dia a dia, na alimentação, na produção de fibras e óleos, na farmacologia, na produção de madeira e em muitas outras atividades. A conservação e o uso sustentável desses recursos são de importância estratégica para a manutenção da soberania nacional. Nesse sentido, a Embrapa tem envidado esforços para a conservação dos seus 35 bancos genéticos de fruteiras nativas, que contêm espécies de grande relevância para todos os biomas brasileiros.”


Juliano Gomes Pádua, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF)

“Nesta obra ricamente ilustrada e de linguajar popular, são apresentadas as espécies de destacada importância econômica e também aquelas que são de importância regional. Com códigos QR, os leitores terão fácil acesso às informações atualizadas de cada banco, disponíveis no Sistema Alelo. O livro também apresenta a relação existente entre as frutas nativas do Brasil com os povos originários do País e com os primeiros colonizadores. O fascínio dos europeus pela diversidade das frutas ficou registrado nas obras literárias, artísticas e científicas. Esperamos que o livro possa ajudar na divulgação das fruteiras nativas, de forma a conscientizar a população sobre a importância de se conservar e utilizar de forma sustentável estas espécies que fazem parte do patrimônio genético brasileiro que apresentam grande importância cultural, social, ecológica, alimentar e econômica.”


Fernanda Vidigal Duarte Souza, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e presidenta da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG)

“Essa é a mais completa publicação da Embrapa sobre a conservação feita em bancos genéticos deste valioso germoplasma que são as nossas fruteiras nativas, e cujo potencial precisa ser mais pesquisado e explorado. As fruteiras nativas terão um papel cada vez mais importante no cenário atual de mudanças climáticas e novos rumos da alimentação e agricultura, e a conservação dessa variabilidade genética é, portanto, estratégica.”