Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Caminhada da Ternura percorre 15 mil kms pelas crianças


05-04-2019 18:50:47
(2234 acessos)
 
Guayaramirin, Bolívia e a cidade brasileira Guajará-Mirim, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu; são essas localidades por onde está passando a Caminhada Pegadas da Ternura, de 15 mil kms. Segunda-feira, 8 de abril, a partir das 15 horas haverá cerimônia ecumênica no Santuário Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, com as caravanas

 


"Chega de violência contra nossas crianças.  Queremos paz e a nossa infância, adolescência e juventude, brincando, sendo felizes e tendo acesso a todos os seus direitos”. Assim falou o voluntário Deivisson Gonçalves de Souza, durante a celebração na Catedral Diocesana de Guajará-Mirim, Nossa Senhora do Seringueiro.

Caminhada iniciou por Tijuana, no México, em junho de 2018 e vai ser concluída na Patagônia, Argentina, em junho de 2019. É co-organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Cáritas América Latina e Caribe, Visão Mundial América Latina e Caribe e Federação Internacional Fé e Alegria, organizações eclesiais do Continente, associadas ao Programa Centralidade da Infância. 

A Caminhada Pegadas de Ternura é uma ação de mobilização social de caráter ecumênico que visa sensibilizar as pessoas nas famílias, escolas, Igrejas e sociedade em geral em relação à violência contra crianças e adolescentes, propondo a ternura como modelo de cuidados.

A Pipa das Cores, sugere os direitos da criança e do adolescente e traz a marca lúdica presente no universo infantil. As cores azul, vermelho, amarelo e verde representam, respectivamente a tranquilidade, amor, alegria e esperança. Significa a ternura, e é símbolo da campanha. Chegou ao Brasil (190331) pela fronteira, entre Guayaramerin, Bolívia, e Guajará-Mirim, Rondônia. Está percorrendo o País até dia 13 de abril, quando o símbolo (Pipa) será entregue ao Paraguai.  

Articuladora da Cáritas Brasileira Regional Noroeste é Edilaine Guariniri de Oliveira. Deivisson é o jovem voluntário na Articulação Noroeste e representante do Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), para o Inter Norte da Cáritas Brasileira.

06/04: Canção ao Por do Sol, com participação em Brasília(no Parque Ana Lídia), de representantes de Recife e Fortaleza. Participantes se reunem à tarde em parques públicos para unir pessoas, famílias, crianças e jovens.  Realizam atividades de lazer como empinar pipas, criação de  cartazes sobre ternura. No fechamento haverá a canção Hallellujah, de Leonardo Cohen, entoada por corais, artistas, bandas, cantores solo e a população em geral. Autoridades receberão uma petição para atuarem em favor das crianças.

  1. 08/04: As crianças serão abraçadas pela ternura no Cristo Redentor, em um ato ecumênico no Rio de Janeiro.
  2. 13/04: Ato no Parque das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) e entrega da Pipa fas Cores ao Paraguai na Ponte da Amizade.

Em todos os atos será possível assinar o Pacto de Ternura, a iniciativa também pode ser realizada de forma online aqui

 

 

Fonte: Caminhada da Ternura e Cristo Redentor
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

HI7Ps