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Ferrovia Norte-Sul vai reduzir o custo Brasil e baratear produtos


01-08-2019 11:44:34
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Expansão do sistema ferroviário no Brasil começa ganhar realidade com assinatura da concessão da Ferrovia Norte-Sul, que no total de 1.537 KM, vai ligar Porto Nacional, no Tocantins a Estrela D Oeste, em São Paulo. Até o fim de 2019, estará em operação o trecho central que sai de Porto Nacional e vai até Anápolis, num total de 855 km. Restantes 682 estarão terminados em meados de 2021. Além de baratear o frete e por fim o preço dos produtos, a ferrovia contribuirá para reduzir acidentes.

 


Presidente Jair Bolsonaro disse hoje (31) que a assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP) vai baratear de forma substancial o frete de mercadorias no País. A ferrovia é um dos principais canais para escoamento da produção agrícola do País e a previsão é que as operações no tramo central tenham início até o final de 2019.

“A [Ferrovia Norte-Sul] é a espinha dorsal de transporte no Brasil. [Com a entrada em operação] vai baratear o frete e como consequência a mercadoria na ponta da linha chega na ponta mais barata para o consumidor, a gente vai consumir menos óleo diesel, menos acidente nas estradas”, disse o presidente durante a cerimônia de assinatura do contrato, em Anápolis (GO).

Com um total de 1.537 KM, o trecho concedido da Norte-Sul é

dividido em dois tramos. O primeiro, central, entre Porto Nacional (TO)

e Anápolis (SP) com extensão de 855 km; e o tramo sul, abrangendo

o trecho Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com extensão

de 682 km. A previsão é que este segundo entre em operação em 2021.

 

A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul ocorreu no pátio do Porto Seco Centro-Oeste, no setor agroindustrial do município de Anápolis. Antes da assinatura, Bolsonaro vestiu um colete dos operários que trabalham na ferrovia e passou ao redor dos trilhos. O presidente subiu ainda em uma locomotiva estacionada na Ferrovia Norte-Sul.

A concessão da ferrovia foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado em março. A empresa, que atua em serviços de logística de transporte ferroviário, ganhou o certame ao oferecer um lance de pouco mais de R$ 2,719 bilhões um ágio de 100,92% ao lance mínimo pedido pelo governo, de R$ 1,3 bilhão. O contrato tem duração e 30 anos e prevê a administração dos dois trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros.

Na avaliação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a Norte-Sul vai potencializar o transporte ferroviário no país, duplicando a sua participação no transporte de mercadorias em oito anos.

“Vamos criar competição e a participação do modo ferroviário vai sair dos atuais 15% pra quase 30%, em 8 anos. Vamos começar a ver o trem passar com contêiner empilhado saindo de Goiás e indo para são Paulo, e no sentido oposto”. No futuro, vamos sair da Zona Franca de Manaus e entregar a carga em Porto Alegre. Vamos ligar o Brasil por trilhos”.

Próximas concessões

Governo trabalha para integrar a ferrovia com outras linhas com a

concessão de mais ferrovias. Entre as projetadas estão a Ferrovia

de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga Caetité ao porto de Ilhéus,

na Bahia e a Ferrogrão, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), que

beneficia a produção agrícola do Mato Grosso. A previsão

é que os editais saiam entre 2019 e o início de 2020.

Outro ponto é a prorrogação de contratos já existentes.

“Vamos fazer a prorrogação das malhas que representam vantagem para a administração. Em vez de botar o dinheiro de outorga nos cofres do Tesouro Nacional, a gente está capturando esse dinheiro no sistema ferroviário. Estamos pegando uma outorga e obrigando a fazer uma construção ferroviária com essa outorga e, no final das contas, é uma forma criativa de colocar dinheiro e infraestrutura para dentro”, disse o ministro.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

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