Integração do rio São Francisco chega ao Ceará. Obra acaba em 2021.
Integracao do rio Sao Francisco chega ao Ceara e Presidenete Bolsonaro anuncia conclusao para 2021
29-06-2020 20:31:31 (118 acessos)
Está chegando ao fim a obra de integração do rio São Francisco. Na pequena localidade de Penaforte, do Ceará, o presidente da República, Jair Bolsonaro, acionou a comporta que liberou água para os lares dos nordestinos de toda região e que vai incrementar o desenvolvimento da agricultura. Anunciou que até o fim de 2021 toda a obra será completada para beneficiar 12 milhões de brasileiros em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

As primeiras obras, para o deslocamento de parte das águas do São Francisco, foram iniciadas em 2007 pelo Exército. A previsão original do Governo da época era inaugurar até 2010 todos os canais, reservatório e estações de bombeamento. A expectativa do Governo atual é que o projeto esteja concluído em 2021.

É uma “novela enorme que está chegando ao fim”, afirmou o Presidente ao participar do ato no Ceará. “O projeto vai beneficiar a agricultura, irrigar terras, levar água para casa do cidadão nordestino que sempre teve carência disso.”

Bolsonaro explicou que com a inauguração de agora, a água que já abastece o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passará pelo Túnel Milagres, na fronteira dos dois estados, começará a encher o Reservatório Jati, no Ceará, e seguirá, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Projeto de Integração do Rio São Francisco soma hoje 477 quilômetros (km) de extensão em dois eixos. O Eixo Norte com 260 km e o Leste com 217 km. Diz o Ministério do Desenvolvimento Regional que este é o maior empreendimento hídrico do País. “Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas com abastecimento de água”.

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

8dBhu