Guedes ressaltou as medidas de emergência aplicadas pelo Governo para enfrentar a crise econômica provocada pela reclusão de empresas e instituições, para evitar contágio do coronavírus. Referiu-se a ações como o auxílio emergencial para as populações mais vulneráveis e o programa de suspensão de contratos de trabalho e de redução de jornada, que contribuíram com a preservação de milhões de vagas de emprego e com a retomada de produção.
Ministro reiterou o compromisso com a defesa das reformas estruturais após o fim da pandemia. Entende que a retomada dessa agenda viabiliza a recuperação econômica sustentada com a participação plena do setor privado. Em linha com os demais países, defendeu a promoção de uma agenda que amplie os investimentos em economia digital e em infraestrutura sustentável.
Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia, estão na Reunião de Cúpula do G20, coordenada pela presidência da Arábia Saudita, hoje (sabado) e domingo (20201122).
Chefes de estado e de governo assinarão uma declaração de líderes com diversas ações do grupo. Entre as principais iniciativas, estão o Plano de Ação do G20 para apoiar a economia internacional durante a pandemia de covid-19, a suspensão do serviço da dívida externa de países mais pobres, apoio à tecnologia no setor de infraestrutura e tributação da economia digital.
Segundo o Ministério da Economia, as medidas ajudarão economias em desenvolvimento em situação financeira mais vulnerável por causa da pandemia. A participação de Guedes nos dois dias de encontro será fechada à imprensa.
Príncipe da Arábia
Responsável atual pelo G20, o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, assinou documento que reforça o propósito do evento na procura de “maneiras para restaurar o crescimento e construir um futuro melhor com inclusão, resiliência e sustentabilidade em seu cerne."
Diz a nota que "a cúpula deste ano tem mais significado, pois o mundo está olhando para os esforços do G20 em proteger vidas e meios de subsistência e ajudar na recuperação pós-pandemia. Os líderes do G20 também abordarão questões para preparar o caminho para uma recuperação econômica inclusiva, sustentável e resiliente e estabelecer as bases para um futuro melhor. Os objetivos da presidência saudita do G20 se concentram em capacitar as pessoas, protegendo o planeta e criando novas fronteiras.”
Itália vai presidir o G20 em 2021, e já anunciou que vai trrabalhar sob o lema “Pessoas, Planeta e Prosperidade”.
Fonte: G20 e Agência Brasil
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.