Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Pix, da facilidade bancária ao noticiario policial de todo dia


08-06-2021 18:58:51
(876 acessos)
 
Um volume expressivo de falsidades e aproveitamento da facilidade da tecnologia para transferência de dinheiro, o pix acabou no noticiário policial de toda hora. Para os dirigentes do Banco Central parece tudo normal, tanto que acaba de lançar um sistema de devolução de quantias, mas só vai valer em novembro. Enquanto diz que pretende socorrer o usuário, na realidade só prejudica e com essa atitude facilita a ação dos criminosos. Um instrumento de socorro ao cliente do banco, é medida urgente.

 


No momento entra em vigoir mais um recurso interessante, o pix cobrança que paga de imediato mediante o uso do código QR. Mas especialistas admitem que esse procedimento, tido como avanço do código de barras, pode ser falsificado e novameenete tornar-se uma fonte de perdas aos usuários bancários.

Para se prevenir dessas maldades, os pagadores via QR podem tomar certos cuidados. O principal é observar com atenção os números de CPF ou CNPJ. A máquina vai dar esses dados, inclusive os nomes corretos e endereeços dos beneficiadois pelo pagamento.

Entre outros recursos no momento do pagamento, o responsável precisa estar certo de que o repasse a ser executado é para uma pessoa física ou jurídica que seja conhecida. Se a origem do QR é desconhecida, o pagamento não deve ser efetuado. Falsários costumam enviar boletos de cobrança, agora modernizados pelos QRs, através de mensagens ou e-mails.

Outra medida importante é não preencher cadastros  a título de pesquisa ou por qualquer outro motivo. Através desses dados os criminosos atuam para obter vantagem indevida.

Cautela boa é saber se a página da internet está protegida pelo certificado SSL (certificado de segurança) emitido para o mesmo endereço. Há um cadeado em qualquer parte do navegador, onde se pode certificar a verdade. De qualquer modo a criatividade dos criminosos anda junto com as pessoas honestas e criativas. Até esses certificados tem sido falsificados.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

E9Rmb