Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Rede cibernética previne ameaças à estrutura pública de informações no Brasil

 

28-07-2021 21:34:33 (123 acessos)
Porque os incidentes se multiplicam por invasões desqualificadas aos sistemas de tecnologia da informação e já superaram defesas de organismos como no Judiciário e Legislativo, o Governo do Brasil oficializou a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos. Trata-se de entidade di8sposta a elevar o nível de resiliência em segurança" das informações alocadas na administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Um decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, determina que a participação na Rede é obrigatória para todos os órgãos e entidades. Nas empresas públicas e sociedades de economia mista federais, aproveitamento se dará por meio de adesão voluntária.

A iniciativa foi motivada pelo fato de as ameaças cibernéticas terem crescido em escala mundial. Organizações públicas e privadas de diversos países têm reforçado suas políticas de segurança da informação e de segurança cibernética e elevado o nível de proteção dos sistemas computacionais por eles utilizados, especialmente no âmbito da gestão estatal.

O Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República será a unidade responsável por coordenar a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos.

Decreto nº 10.748

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Zy2Lk