Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Bactéria resiste a antibióticos potentes em UTIs de hospitais do Paraná

 

bactéria super resistente encontrada em UTIs de hospitais do Paraná, sul do Brasil. Foto NIAID
18-01-2022 12:49:55 (228 acessos)
Acinetobacter baumannii, é a denominação científica dada a uma bactéria resistente aos mais fortes antibióticos hoje conhecidos, os carbapenêmicos, e que está vingando no ambiente das unidades de terapia intensiva (UTI) de hospitais no Estado do Paraná. Trabalho científico foi publicado no Journal of Hospital Infection, dos EUA. Representa mais um atestado das preocupações dos responsáveis por cuidados de saúde em todo o mundo, sobre o uso indiscriminado de remédios.

 

Estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Foi realizado no Paraná e analisou dados agregados de 99 hospitais do Estado, que notificaram 11.248 infecções associadas a dispositivos invasivos, como ventiladores mecânicos, cateteres e sondas, em 243.631 pacientes adultos admitidos em UTI entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020.

Comprovaram a incidência da Acinetobacter baumannii em infecções relacionadas a dispositivos invasivos. Autores da descoberta explicam que os dados foram obtidos a partir da análise das informações, oriundas do banco de dados do Sistema Online de Notificação de Infecção Hospitalar (SONIH). Esses dados são coletados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR). Trabalho teve ainda referências numéricas do banco de dados de notificações da covid-19 disponível no site do Ministério da Saúde.

Análise de tendências de bactérias Gram-negativas resistentes a carbapenêmicos e consumo de antimicrobianos na era pós-Covid-19: um desafio extra para instituições de saúde.

Esta é a denominação dada pelos estudiosos à contribuição científica. 

Segundo a infectologista Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, pesquisadora da PUCPR, o estudo é um alerta para os programas de controle de infecção hospitalar e de gerenciamento do uso de antimicrobianos em instituições de saúde.

Ocorrência de contaminações por bactérias multirresistentes pode impactar na sobrevida dos pacientes.

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

S5WxB