Royalties são uma compensação financeira devida à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro. Trata-se de remuneração à sociedade pela exploração desses recursos não renováveis. Distribuídos mensalmente aos beneficiários, incidem sobre o valor da produção do campo e são recolhidos mensalmente pelas empresas produtoras de petróleo e gás natural.
Valor pago é obtido multiplicando-se três fatores:
A participação especial é a compensação financeira extraordinária devida pelas empresas que exploram campos com grande volume de produção e/ou rentabilidade.
Para apuração da participação especial, são aplicadas alíquotas progressivas, que variam de acordo com a localização da lavra, o número de anos de produção e o respectivo volume de produção trimestral fiscalizada. Cálculo é feito sobre a receita líquida da produção trimestral de cada campo, consideradas as deduções previstas em lei (royalties, investimentos na exploração, custos operacionais, depreciação e tributos).
A PE é distribuída trimestralmente.
Saiba mais sobre royalties e participação especial, consulte a tabela com os valores já distribuídos:
https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/royalties-e-outras-participacoes
Fonte: ANP - Assessoria de Imprensa
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.