Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Brasil aposta em energias alternativas e estimula o biometano


09-03-2022 12:04:15
(923 acessos)
 
Ganha os primeiros avanços no Brasil, os gás biometano. Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorizou novas empresas na produção em São Paulo e Mato Grosso. Biometano é um combustível renovável usado em diversos países e, representa melhor aproveitamento dos resíduos existentes em aterros sanitários. Representa ainda um incremento na oferta de gás a ser injetado na rede de distribuição. Hoje o País produz apenas 4.121.785 m³ desse gás.

 


220308 - 21:14 horas

A Zeg Biogás e Energia S.A. foram autorizadas a iniciar operação de uma instalação produtora de biometano de aterro sanitário, em São Paulo. Trata-se da primeira planta desse biocombustível aprovada no Estado, e a quarta do País.  

ANP regulamentou em 2017 a qualidade do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto, com a Resolução ANP nº 685/2017, e em 2018, regulamentou o exercício da atividade de produção de biometano, com a Resolução ANP nº 734/2018.
 

Números da produção

Biometano tem hoje produção limitada no Brasil, com unidades exploradoras

instaladas nas regiões sudeste e nordeste. Número de 2021, indicam

que os sudeste produziu 1.904.491 m³, equivalente a 46,21%.

Número foi obtido a partir de 220.565.204 m³ de matéria prima.

Nordeste produziu 2.217.294 m³, com percentual de 53,8%,

a partir de 109.810.374 m³ de matéria prima.

Sobre o gás biometano

 

Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP) com esta  mesma página mostra onde estão os produtores de biometano autorizados pela ANP, capacidades autorizadas de produção, além de informações relativas a produção regional, matéria-prima e vendas, com possibilidade de aplicação de filtros por período.

Biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás, que por sua vez tem origem na digestão anaeróbica de material orgânico (decomposição por ação das bactérias), composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2). Esse biocombustível pode ser obtido a partir de:

  1. resíduos essencialmente orgânicos provenientes de atividades agrossilvopastoris ou de certas atividades comerciais (por exemplo, alimentos descartados por bares e restaurantes);
  2. gás de aterro sanitário e de estações de tratamento de esgoto, que podem conter resíduos não orgânicos.

 

Após as etapas de purificação do biogás o resultado é o biometano com elevado teor de metano na composição, de características que o tornam intercambiável com o gás natural em todas as aplicações. É também passível de ser transportado na forma de gás comprimido por meio de caminhão-feixe (gasoduto virtual) ou na forma de gás liquefeito, denominado biometano liquefeito.

 

 

Fonte: ANP - Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

AyJcm