Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Paraná incentiva descarte de lâmpadas com o programa Reciclus

 

Postos de entrega voluntária de lâmpadas, como este, já podem ser acessados pela população
14-03-2022 11:55:17 (216 acessos)
Coleta, tratamento e destinação final adequada para descartes de lâmpadas fluorescentes tubulares, lâmpadas a vapor de mercúrio, lâmpadas vapor metálico, lâmpadas vapor sódio, lâmpadas compactas, lâmpadas de luz mista, tubos de vidro, bulbos de vidro, lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz) e outras fabricadas a partir de novas tecnologias. É o que faz o Paraná com o Reciclus, programa responsável pela execução da logística reversa, desde a recepção do lixo nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

 

 AQUI onde estão os PEVs

Lâmpadas possuem composição de produtos tóxicos e perigosos

ao meio ambiente. O descarte correto e destinação adequada

desses materiais, ajudam preservar a saúde e a qualidade ambiental.

Entre as substâncias químicas desses resíduos estão os metais pesados

que, se ingeridos ou inalados pelo ser humano, podem causar graves

problemas de saúde. Além disso, a lâmpada fluorescente contamina

o solo, os cursos d’água e os organismos, como a biota aquática.

Tudo começa pela adesão por parte dos 399 municípios, acionados pelo Governo para que somem esforços e organizem os postos junto com a Empresa. Interesse é que haja acesso fácil para o descarte em locais como mercados, distribuidores e estabelecimentos comerciais, onde as lâmpadas são adquiridas.

A logística reversa é um dos resultados do Termo de Compromisso firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT), Ministério Público do Paraná (MP-PR), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Reciclus, associação responsável por operacionalizar as atividades.

PONTOS DE ENTREGA 

“Entre as principais responsabilidades firmadas entre as partes, já estava a implantação de Pontos de Entregas Voluntárias de lâmpadas em desuso em todos os municípios do Paraná. É importante destacar que essas lâmpadas eram descartadas no lixo comum ou, ainda, em locais inadequados.”  Explicação é do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Informações sobre a logística reversa das lâmpadas no Paraná, podem ser obtidas pelo telefone (41) 3304-7860 ou pelo e-mail dipam@sedest.pr.gov.br.

 

Fonte: SEDEST-IAT, Daniele Iachecen
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

MLy53