A duplicação da rodovia dos Tamoios só andou após a concessionária de pedágio Queiroz Galvão assumir a obra, paralisada por problemas com a empresa contratada através de licitação.
Nos 21,5 km entregues, há 4 túneis e 6 viadutos. Com circulação estimada em 23 mil veículos, a nova ligação começa no km 60,5 em Paraibuna e vai até o km 82, em Caraguatatuba, tornando mais rápida a subida e a descida da Serra do Mar. Mas na temporada de férias de verão, esse movimento chega até a 35 mil veículos.
Aindaa que seja entregue ao tráfego, a rodovia dos Tamios não estará funcionando plenamente. Faltam os testes de tecnologias a serem implantadas para monitoramento dos trechos. Estão sendo instaladas 664 câmeras e haverá demora de atré 30 dias para completar o trabalho. Por isso a abertura ao tráfego só será feita entre 6 da mamhã e 22 horas. Mas em feriados e fins de semana, o funcionamento seguirá 24 horas.
Apesar do esforço, o congestionamento que se formava para acesso ao litoral norte, só muda de lugar porque falta concluir os contornos rodoviários de Caraguatatuba e São Sebastião. Completam os 33,9 km que ligam com São Paulo. Dificuldades com as construtoras contratadas, impediam a continuidade das obras, agora também assumida pela Queiroz Galvão.
Complementação será decisiva para melhorar acesso ao Porto de Santos, porque faz a interligação com rodovias federais entre quais a BR-101, a Rodovia Rio-Santos.
Para terminar, a constgrução dos contornos será uma etapa difícil, porque estão no projeto 46 obras de art5e especiais como pontes, viadutos e 6 túneis. No tempo de política eleitoral, há promessa de terminar em 2024.
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