Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Duplicada Rodovia dos Tamoios em SP, tem o maior túnel do Brasil


25-03-2022 21:10:13
(1471 acessos)
 
Maior túnel rodoviário do Brasil, com 5.500 metros (m) de extensão é a principal obra de arte especial da rodovia dos Tamoios, entregue (230326) aos usuários de São Paulo e do Brasil. Apesar dos 21.500 quilômetros (km), distância pequena em relação às construções rodoviárias brasileiras, estava em execução desde 2012. Iniciada por um grupo de 15 soldados em 12 de abril de 1932, a Tamoios foi pavimentada em 1957 e agora duplicada ao custo de R$ 3,1 bilhões.

 


A duplicação da rodovia dos Tamoios só andou após a concessionária de pedágio Queiroz Galvão assumir a obra, paralisada por problemas com a empresa contratada através de licitação.

Nos 21,5 km entregues, há 4 túneis e 6 viadutos. Com circulação estimada em 23 mil veículos, a nova ligação começa no km 60,5 em Paraibuna e vai até o km 82, em Caraguatatuba, tornando mais rápida a subida e a descida da Serra do Mar. Mas na temporada de férias de verão, esse movimento chega até a 35 mil veículos.

Aindaa que seja entregue ao tráfego, a rodovia dos Tamios não estará funcionando plenamente. Faltam os testes de tecnologias a serem implantadas para monitoramento dos trechos. Estão sendo instaladas 664 câmeras e haverá demora de atré 30 dias para completar o trabalho. Por isso a abertura ao tráfego só será feita entre 6 da mamhã e 22 horas. Mas em feriados e fins de semana, o funcionamento seguirá 24 horas.

Apesar do esforço, o congestionamento que se formava para acesso ao litoral norte, só muda de lugar porque falta concluir os contornos rodoviários de Caraguatatuba e São Sebastião. Completam os 33,9 km que ligam com São Paulo. Dificuldades com as construtoras contratadas, impediam a continuidade das obras, agora também assumida pela Queiroz Galvão. 

Complementação será decisiva para melhorar acesso ao Porto de Santos, porque faz a interligação com rodovias federais entre quais a BR-101, a Rodovia Rio-Santos. 

Para terminar, a constgrução dos contornos será uma etapa difícil, porque estão no projeto 46 obras de art5e especiais como pontes, viadutos e 6 túneis. No tempo de política eleitoral, há promessa de terminar em 2024.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Fbn2M