Apesar disso, foram 6,5% menos que os registros do segundo semestre de 2021. Agência considera isso positivo, comparando com 4 milhões de reclamações feitas em 2015.
ANATEL é uma das agências reguladoras que mais configurou-se como "amiga" das empresas no período recente. Com o novo Governo houve retomada do funcionamento dos organismos reguladores, conforme a filosofia pela qual foram criadas: servir aos usuários de forma indistinta. Mas nessa época, as empresas decidiam se atendiam ou não. É que colocavam nas agências, os próprios funcionários.
De acordo com a Anatel, o número de queixas apresentadas junto ao serviço de atendimento ao consumidor representa um volume 6,5% menor do que o registrado no segundo semestre de 2021. Segundo a agência, o Índice de Reclamações (IR), que é calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos caiu de 0,55 para 0,51 entre o segundo semestre de 2021 em relação ao primeiro semestre de 2022.
O serviço que registrou maior número de reclamações foi referente ao celular pós-pago, com 360.068 queixas e com IR de 0,59. Em segundo lugar está o serviço de banda larga fixa, com 240.098 reclamações e IR em 0,81.
Serviço de celular pré-pago foi o terceiro maior alvo de reclamações, com 143.739 queixas e um IR de 0,20; seguido do serviço de telefonia fixa (135.271 reclamações e IR em 0,85) e da TV por assinatura (65.887 reclamações e IR em 0,72).
Reclamações contra as prestadoras desses serviços podem ser feitas de forma online, no site da ANATEL, onde há área específica para isso, com um passo-a-passo que ajuda o consumidor a fazer a reclamação. Para acessá-lo, clique aqui.
Fonte: ANATEL e Agência Brasil
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.