A Santos Port Authority (SPA) publicou (220905) o edital de chamamento público para a identificação de interessados em constituir a cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), cujo projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho. O titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, a maior parte nos primeiros 5 anos.
Edital e os anexos estão no site do Porto de Santos
e o aviso será publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização. Além disso, precisa ser expandida para dar vazão com eficiência à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos.
Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos, é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que demandam ao Porto de Santos (MRS, Rumo e VLI).
Interessados em se habilitar para constituir a FIPS deverão encaminhar os documentos, em até 15 dias úteis, contados da data de aviso de publicação do edital no DOU, para o endereço eletrônico chamamento.fips@brssz.com, apresentando a relação de documentos prevista no edital.
A decisão pela aprovação dos interessados será publicada no site da SPA em até 5 dias úteis após o prazo da submissão, podendo a Companhia, durante a avaliação, solicitar esclarecimentos e/ou documentos complementares.
O contrato associativo é a principal inovação da FIPS, em que os habilitados compartilharão custos e operações. Ao longo de toda a vigência contratual serão realizados chamamentos públicos a cada 2 anos, de forma a garantir o ingresso de novos associados na administração da Ferrovia.
Estimativa da SPA é assinar o contrato ainda em 2022. As obras devem começar ato contínuo à aprovação do projeto executivo.
Estão são as principais intervenções:
· Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, com 3 vias férreas para atender os terminais de celulose;
· Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do Canal 4-Marinha;
· Passarelas de pedestres entre o Canal 4 e Ponta da Praia;
· "Pera" ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;
· Passarelas de pedestres na altura do canal do mercado e na Alfândega; e
· Novo viário da 2ª entrada do Porto de Santos, no Saboó.
Fonte: Porto de Santos - SPA
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