Anúncio do falecimento da monarca, foi feito pelo Palácio de Buckingham no iníco da tarde da quinta-feira, 8 de setembmro de 2022.
Uma das últimas manifestações oficiais da rainha Elizabeth II foi justamente em relação ao Brasil. Dirigindo-se ao Presidente da República, enviou mensagem ao povo brasileiro pela celebração dos 200 anos da Independência. Elizabeth disse que lembrava com carinho da visita que fez ao País em 1968.
Hamilton Mourão, vice-presidente da República, também foi às redes sociais para se manifestar sobre a morte de Elizabeth II. Falou assim: "Deixa hoje o nosso convívio a Rainha de nossa geração, dos nascidos na década de 1950 que se acostumaram a vê-la como símbolo do próprio Reino Unido. O momento é de homenagem a essa figura ímpar de estadista."
Por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Governo Brasileiro prestou condolências pela morte da rainha Elizabeth II. Em nota oficial, o Ministério destacou a trajetória da Monarca em 7 décadas no poder e a passagem pelo Brasil, há 54 anos.
Esta é a nota oficial do Itamaraty: "Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na história do Reino Unido foi símbolo de liderança e estabilidade para o país e para o mundo. Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido. Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países."
Fonte: Agência Brasil
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.