Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Alimentos são liberados pelo Mar Negro: iniciativa da ONU

Alimentos são liberados pelo Mar Negro: iniciativa da ONU
[foto] - Pelos portos de Odesa, Chornomorsk e Yuzhny (Pivdennyi), 2,7 milhões de ton de grãos.

16-09-2022 14:45:43
(470 acessos)
 
Está contribuindo para superar a crise de alimentos pelo mundo, o acordo assinado em Istambul pela Federação Russa, Türkiye, Ucrânia e Nações Unidas (ONU). Informação é dada pelo próprio secretário-geral Antonio Guterres, que supervisiona o Centro de Coordenação da distribuição de alimentos que foram represados no Mar Negro e começaram ser distribuídos depois do entendimento de 22 de julho, pelos portos de portos ucranianos de Odesa, Chornomorsk e Yuzhny (Pivdennyi).

 


Iniciativa de Grãos do Mar Negro, intermediada pela ONU, está reintegrando grãos tão necessários aos mercados globais e contribuindo para reduzir os preços dos grampos básicos em todo o mundo.

O acordo foi assinado em Istambul pela Federação Russa, Türkiye, Ucrânia e Nações Unidas em 22 de julho de 2022 para ajudar a estabilizar os preços dos alimentos em espiral em todo o mundo e evitar uma crise alimentar que poderia afetar milhões de pessoas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também anunciou o estabelecimento no mesmo dia de um Centro conjunto de coordenação para monitorar a implementação. Está sediada em Istambul e inclui representantes da Rússia, Türkiye e Ucrânia.

Em 12 de setembro, a iniciativa havia permitido que mais de 2,7 milhões de toneladas métricas de grãos e outros alimentos se deslocassem dos portos ucranianos de Odesa, Chornomorsk e Yuzhny (Pivdennyi).

O Índice de Preços dos Alimentos divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentou queda percentual de dois dígitos no custo de óleos vegetais e cereais em julho e uma queda adicional de 1,9% em agosto.

A ONU continuará trabalhando com todas as partes da iniciativa para reintegrar os suprimentos agrícolas da Ucrânia, bem como os alimentos e fertilizantes produzidos pela Rússia nos mercados mundiais – apesar da guerra – para enfrentar melhor a crise alimentar global.

O Centro de Coordenação Conjunta

O sucesso da iniciativa foi possível graças ao empenho de todas as partes que participam do Centro conjunto de coordenação criado em julho de 2022 em Istambul sob os auspícios das Nações Unidas.

O Centro de Coordenação Conjunta monitora a movimentação de embarcações comerciais para garantir o cumprimento dos procedimentos e realizar inspeções de embarcações.

 

 

Fonte: ONU
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

JVrGz