Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Escolas já definem sambas-enredo para o carnaval de 2023

Escolas já definem sambas-enredo para o carnaval de 2023
[foto] - Salgueiro já tem o samba de carnaval 2023. Foto RioTur, Marco Antonio Teixeira

12-10-2022 20:04:33
(375 acessos)
 
Se quiser já pode ir cantando e decorando. Várias escolas já estão apresentando os sambas-enredo que irão marcar os desfiles na Marques de Sapucaí, durante o carnaval de 2023. São por exemplo, Acadêmicos do Salgueiro que celebra 70 anos de existência, Estação Primeira de Mangueira, Unidos de Vila Izabel, Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. Sedento de coletividade, os ensaios e das músicas atraem grande público que já começam praticar o carnaval.

 


As próximas finais ocorrem entre os dias 14 e 17, com a Portela, Império Serrano, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense anunciando os sambas vencedores.

Entre os dias 20 a 23 de outubro, as últimas agremiações fazem o mesmo: Beija-Flor, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel, definem seus sambas.

A Estação Primeira de Mangueira também já escolheu o samba para o enredo As Áfricas que a Bahia canta; assim como a Vila Isabel, que tem como enredo para 2023 o tema Nessa Festa, eu levo Fé.

Vermelha paixão salgueirense samba vencedor no  carnaval 2023, ano em que a escola tenta o décimo título de campeã com o enredo “Delírios de um Paraíso Vermelho”, do carnavalesco Edson Pereira.

O enredo fala das vaidades e da inveja entre os homens. A sinopse diz que “onde antes dava valor, hoje boto preço. Vendo barato minha dignidade, pois meu paraíso é formado por meus bens. Notícias de tempos corrompidos, dos prazeres da carne, da gula devastadora e da preguiça moral. Relatos de períodos obscuros e frios”.

O documento que dará vida ao enredo diz que a esperança renasce na fé, na ponta da espada, duelo do bem contra o mal. Na luta diária contra as cabeças de um dragão insaciável pelo sofrimento.

E diz: “Ainda que a mesma história fosse contada setenta vezes ou ilustrada por trinta mãos talentosas, seria difícil fantasiar esse lugar de reencontro com a liberdade, onde o pecado não mora mais ao lado, pois o sagrado e o profano se misturam, são tão mundanos quanto divinos, fontes de um mesmo criador. Apenas abra os olhos e flutue pelos encantos e delírios do novo paraíso vermelho, pulsante como a Academia do Samba, viva de desejos e prazeres”.

A parceria do samba campeão é de oito compositores: Moysés Santiago, Líbero, Serginho do Porto, Celino Dias, Aldir Sena, Orlando Ambrósio, Gilmar Silva e Marquinho Bombeiro. O refrão levantou a torcida na voz do intérprete da escola, Emerson Dias. A bateria foi para as ruas da Tijuca comemorar a escolha do samba.

O Salgueiro é a quarta escola do grupo especial do carnaval carioca a definir o samba-enredo para o desfile de 2023. A Paraíso do Tuiuti foi a primeira a anunciar o samba vencedor que vai embalar o enredo “Mocangueiro da Cara Preta”.

 

 

Fonte: RioTur e Agência Brasil, Cristiane Ribeiro
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

qTa93