Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Força Nacional e Polícia Federal protegem terra indígena no RS

Força Nacional e Polícia Federal protegem terra indígena no RS
[foto] - BR-319 fechada por garimpeiros e reaberta por motoristas. Foto DNIT

13-10-2022 10:51:56
(463 acessos)
 
Polícia Federal (PF) está recebendo apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para proteger a ordem e o patrimônio na Terra Indígena Votouro, do Rio Grande do Sul (RS). Militares deverão atuar durante 3 meses para executar projetos "planejados" em "atividades e nos serviços imprescindíveis." Já na Amazônia, a PF apreendeu 81 embarcações que estavam fazendo garimpo ilegal nas águas do rio Amazonas. Na mesma região, em 2021, uma operação destruiu 154 dragas de garimpo.

 


No RS, o apoio à Polícia Federal está oficializado pela portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (221013).

Ali está a definição do trabalho a ser desenvolvido: militares trabalharão nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, na segurança das pessoas e proteção do patrimônio, em caráter episódico e planejado.

De acordo com o documento, assinado pelo ministro Anderson Torres, “o contingente a ser disponibilizado, obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública”. 

No Amazonas

Incursões da Polícia Federal na Amazônia tem definições para prosseguirem até as próximas semanas. Objetivos são de combate à criminalidade, especialmente o garimpo ilegal. 

Mas os policiais encontram adversidades diversas no exercício da proteção dos recursos naturais, especialmente minérios. De acordo com autoridades do trânsito em Rondônia, os garimpeiros interditaram por horas a rodovia que faz a ligação com o Amazonas. Mas os caminhoneiros forçaram e acabaram com o bloqueio.

Autoridades ainda não anunciaram o destino das embarcações que extraíam minerais na região. Porém, devem ser queimadas ou destruídas, como ocorreu em 2021.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

9xpDT