Para os que perguntam com insistência, a resposta certa é que não há como Inácio Lula responder pelos crimes em que foi acusado nos processos da lava jato. Seriam crimes não relacionados ao exercício do mandato presidencial. Nem poderia ser condenado, se adviesse uma decisão modificando a chamada lei da ficha limpa.
Processo alcança um Presidente da República, se for pego cometendo crime de responsabilidade ou qualquer outro ilícito definido como crime comum, durante o tempo que estiver governando. Ainda assim, quem pode processar são o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Senado Federal (no caso de crime de responsabilidade).
Se os responsáveis decidiram certo anulando as condenações, a história vai registrar
Mas o Judiciário brasileiro tem muito trabalho pela frente. Foi seriamente afetado na imagem pela decisão difícil de anular as sentenças de Curitiba e do Rio Grande do Sul. Ministros e dirigentes sabem disso e esperam o tempo certo para enfrentar.
Contudo há passivos ainda mais desafiadores. Um desses é a superação de mais de 70 milhões de processos para decidir. Levará anos para se chegar ao equilíbrio. Exigirá multiplicação de recursos humanos qualificados e materiais, algo que os cofres poúblicos ainda não podem sustentar.
Fonte: Noticiario
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.