Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Valores esquecidos tem alerta do Banco Central: golpes

Valores esquecidos tem alerta do Banco Central: golpes
[foto] - Criminosos usam o whatsapp para avisar sobre créditos, mas é mentira.

05-01-2023 22:29:49
(363 acessos)
 
Valores a Receber ou valores esquecidos é uma prática que está suspensa desde abril de 2022. Apesar de as instituições financeiras recomeçarem a enviar dados em janeiro, a reabertura das consultas e dos saques continua sem previsão de retorno. Este é um aviso do Banco Central, que está preocupado com o crescimento de golpes pelo whatsapp, nos quais os criminosos oferecem resgate imediato utilizando o PIX. Alertam os técnicos que não respondam porque é ardil para roubar senhas.

 


Falsas mensagens estão obrigando ao aumento exagerado de consultas por parte das vítimas que esperam receber algum benefício. Autoridade monetária recomendou uma série de medidas para evitar cair em golpes.

Segundo o BC, os serviços de atendimento ao cidadão têm recebido volume 4 vezes maior que a média de consultas sobre informações inverídicas. De acordo com a autoridade monetária, grande parte das falsas mensagens passaram a circular na internet nos últimos dias.

A primeira dica diz respeito a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar valores esquecidos no Banco Central imediatamente via PIX. Nesse caso, o órgão orienta o cidadão a ignorar o conteúdo mensagens e a não clicar em links.

Esses links, informou o BC, roubam senhas em redes sociais e pode instalar vírus e programas espiões no celular do usuário. Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais do órgão, jamais por aplicativos de mensagens ou SMS.

O Banco Central esclareceu que a consulta a valores esquecidos está suspensa desde abril. Apesar de as instituições financeiras recomeçarem a enviar dados em janeiro, a reabertura das consultas e dos saques continua sem previsão de retorno. Em dezembro, o BC anunciou que, quando o sistema voltar a funcionar, passará a permitir o saque por herdeiros e representantes legais de falecidos.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

7jbwZ