Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

No Rio o trabalho para recolher 280 toneladas de gigogas

No Rio o trabalho para recolher 280 toneladas de gigogas
[foto] - Prefeitura retira 280 toneladas de gigogas da Barra da Tijuca. Foto Radiojornalismo EBC, Tatiana Alves
11-01-2023 00:23:08 (309 acessos)
Gigogas, plantas aquáticas que escaparam de barreiras na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, renderam 280 toneladas de carga, Foi removida (230110) sob olhares curiosos de frequentadores da praia, pelos funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Novas incursões como essa devem ser realizadas nos próximos dias, sem que se saiba exatamente qual será o tamanho da tarefa. As águas do mar na zona oeste, continuam trabalhando e jogando os vegetais na areia.

 


Diz o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que o depositáario está funcionando plenamente, mas será necessásrio recolher o que vai chegando.

A gigoga se desenvolve no meio ambiente aquático contaminado. É conhecida por despoluir as águas, já que as raízes filtram a matéria orgânica. Também auxilia na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas. Raízes são utilizadas como alimento, proteção para pequenos peixes e serve como locais de desova.

O trabalho de limpeza da praia da Barra da Tijuca prossegue nesta quarta-feira (230111), porque muitas plantas ainda estão no mar e devem chegar à praia. Uma equipe formada, em média, por 70 garis e apoio de duas pás carregadeiras, quatro tratores de praia, cinco caminhões basculantes, um compactador e um trator de esteira, faz diariamente a limpeza da areia.

O serviço de remoção das gigogas continua enquanto houver plantas encostando na praia.

 

 

Fonte: Prefeitura do RJ, COMLURB e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

W6STM