Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Polícia Federal anuncia destruição de equipamentos do garimpo

Polícia Federal anuncia destruição de equipamentos do garimpo
[foto] - Avião e trator foram queimados, suprimentos apreendidos em terra Yanomami. foto IBAMA

10-02-2023 12:00:27
(200 acessos)
 
Polícia Federal brasileira está anunciando o início da destruição de todos os aparatos empregados pelo garimpo ilegal para destruir terra indígena Yanomami, na Amazônia. Isso ocorre 2 dias depois que equipes do IBAMA, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e da Força Nacional de Segurança Pública mostraram aeronave, trator e instalações dos garimpeiros na mesma região. Medida faz lembrar atividades semelhantes em 2021 e 2022, quando ali foi incendiada uma fila de barcaças-residências.

 


Imagem de 27 de dezembro de 2021, terra Yanomami

Polícia Federal começou (230210), a implementar as ações de erradicação do garimpo em terras yanomami, de forma a interromper a logística do crime, “com foco na inutilização da infraestrutura utilizada para a prática do garimpo ilegal, bem como a materialização das provas sobre a atividade criminosa”. As ações ocorrem no âmbito da Operação Libertação.

“O foco principal, neste momento, é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e efetiva retirada dos não indígenas da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos”, informou a PF – que conta com a ajuda de Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Força Nacional e do Ministério da Defesa.

Em nota, o chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, informou que as ações focam a logística do crime e o registro da materialidade delitiva, e não nas pessoas envolvidas, "de modo a evitar que haja dificuldades na saída dos não índios da Terra Yanomami”.

Segundo ele, há que se ter cuidado em evitar problemas devido ao fato de alguns garimpeiros não estarem conseguindo deixar a área. A preocupação do diretor é evitar que eles acabem sem meios de subsistência mínima. “Não podemos esquecer que o foco principal da operação é a desintrusão total dos não índios da TI Yanomami”, justificou.

De acordo com a PF, a Operação Libertação será mantida até que a legalidade seja restabelecida na terra Yanomami.

 

230208 - 20:19:21 horas

Força Nacional, FUNAI e IBAMA destroem avião e trator do garimpo ilegal

Equipes do IBAMA, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e da Força Nacional de Segurança Pública destruíram (230208), um helicóptero, um avião, um trator de esteira e estruturas que serviam de apoio logístico ao garimpo ilegal da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Houve ainda apreensão de duas armas e três barcos com aproximadamente 5 mil litros de combustível. Medida é estratégia do Governo Federal para inviabilizar o crime na floresta evitando suprimentos e abertura de rotas.

Com o trator os garimpeiros abriam “ramais” para movimentação do pessoal e equipamentos de exploração, na floresta. 

Em outra frente, uma base de controle foi instalada no rio Uraricoera para bloquear a passagem de barcos com combustível e equipamentos (antenas de internet e geradores, por exemplo) com destino aos garimpeiros. O material é levado por “voadeiras” (barcos movidos a motor) de 12 metros, que chegam a carregar uma tonelada de alimentos. Todo suprimento apreendido será usado para abastecer a base de controle.  

Outras bases, fornecida pela FUNAI, serão montadas em diversos pontos da terra indígena. Foram feitos sobrevoos pelo Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama para identificar e destruir pistas de pouso clandestinas na região.

As ações não têm prazo determinado. A fiscalização é acompanhada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

 

 

Fonte: IBAMA, FN e FUNAI
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

szX5k