Soja e milho, são as culturas mais prejudicadas e por isso, afetam a economia municipal. Também há comprometimento da produção de mel e da pecuária de leite. Os impactos atingem pelo menos 1200 propriedades rurais, sendo que mais de 800 são pequenos produtores e estão em assentamentos.
Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o prejuízo estimado é de quase R$ 5 milhões na pecuária de leite e de corte. Somados os danos nas lavouras, o impacto econômico ultrapassa R$ 38 milhões. Ainda segundo a Emater, somente na soja, as perdas já alcançam 40% na produção de Hulha Negra.
Uma comitiva de ministros do governo federal desembarca (230223) no Rio Grande do Sul, para conhecer a realidade. Expectativa é que, durante a viagem, sejam anunciadas medidas de auxílio aos atingidos pela seca, bem como linha de crédito emergencial para pequenos e médios produtores. No início de fevereiro, agriccultores estiveram em Brasília pedindo ajuda.
Além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, também devem integrar a comitiva ao Rio Grande do Sul os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edgar Pretto.
Fonte: Agência Brasil
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.