Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Lei dos caminhoneiros sofre mudanças em 11 artigos

Lei dos caminhoneiros sofre mudanças em 11 artigos
[foto] - Lei dos caminhoneiros tem modificações sobretudo em jornada de descanso

06-07-2023 12:06:17
(381 acessos)
 
Descanso em movimento, cálculo de horas extras da jornada de trabalho quando o profissional está parado aguardando carga e descarga, fracionamento do período mínimo de descanso e a possibilidade de acúmulo do tempo de descanso semanal. Todos esses benefícios que constavam da lei 13.103/2015, a chamada "Lei dos Caminhoneiros," foram excluídos e definidos (230706) como "inconstitucionais" pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Pelas decisão, são 121 itens invalidados.

 


Julgamento do STF foi motivado por uma ação apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), em 2015.

De acordo com resultado da votação, foram anulados os dispositivos que permitem o fracionamento do período mínimo de descanso e a possibilidade de acúmulo do tempo de descanso semanal.

Também foi anulado o trecho da lei que excluía do cálculo de horas extras da jornada de trabalho o tempo que o caminhoneiro aguarda a carga e descarga do veículo e as paradas em pontos de fiscalização nas estradas.

O chamado "descanso em movimento", quando dois motoristas fazem o revezamento da direção do caminhão, também foi derrubado pela Corte.

A parte da norma que exige o exame toxicológico para motoristas profissionais foi considerado constitucional e mantido na norma.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado na sexta-feira (230630), e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira (230705).

 

 

Fonte: STF e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

j6E7c