Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mercado de carbono rendeu U$ 5,8 bilhões, em todo mundo


15-09-2023 12:08:20
(384 acessos)
 
U$ 5,8 bilhões é quanto apurou o valor do mercado financeiro sustentável global (obrigações, fundos e mercados voluntários de carbono) em 2022. Número foi considerável, apesar do ambiente económico turbulento, incluindo inflação elevada, taxas de juro crescentes, retornos de mercado fracos e o risco iminente de uma recessão que afetou todos os mercados financeiros. Mas os compromissos se avolumam com adversidades. Só no segmento saúde e alimentação, serão necessários anualmente, U$ 450 bilhões.

 


No Fórum Mundial de Investimentos em 2023, o UNCTAD, Conferência das Nações Unidass sobre Comércio e Desenvolvimento, que vai ser realizado em Abu Dhabi, no mês de outubro, está revelando estatísticas que ilustram o estágio da economia no mundo. Objetivo: financiar um futuro de baixo carbono.
Como o mercado financeiro sustentável pode ajudar a construir um futuro de baixo carbono e aumentar o investimento em energia sustentável. Este é o assunto em pauta de 150 representantes da economia e governos.
Evento deve explorar oportunidades para aumentar o investimento nos cuidados de saúde. Só os países em desenvolvimento necessitam de pelo menos 100 bilhões de dólares em investimentos adicionais em instalações e infra-estruturas de cuidados de saúde todos os anos.
Examinarão também a forma de aumentar o investimento dos sectores público e privado nos sistemas agroalimentares para reduzir a insegurança alimentar, promover o emprego rural, especialmente para mulheres e jovens, e aumentar os rendimentos.
Os países precisam de até U$ 350 bilhões anualmente durante a próxima década para transformar os sistemas agroalimentares, o que também pode ajudar a combater as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

 
Dos compromissos às ações

 
O fórum também oferecerá aos países uma plataforma para traduzir os compromissos em matéria de facilitação de investimentos em ações e reformas tangíveis.
James Zhan, o diretor da UNCTAD que lidera o Fórum Mundial de Investimento, disse: “Esta é uma oportunidade de ouro para os países em desenvolvimento examinarem como podem colmatar as lacunas de investimento através de uma promoção e facilitação de investimento mais eficientes”.
Os países explorarão formas de tornar os seus serviços de facilitação de investimento inclusivos e responder às necessidades específicas de setores e grupos de investidores com elevado impacto no desenvolvimento, tais como empreendedores sociais e mulheres, jovens e investidores rurais.

 

 

Fonte: UNCTAD
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

WNHT4