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INSS facilita atestado para auxílio-doença

INSS facilita atestado para auxílio-doença
[foto] - INSS facilita concessão de auxílio doença. Foto AgBr, Marcello Casal Jr

23-10-2023 12:00:28
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Já podem ser entregues nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil, os requerimentos de segurados que precisam do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), o Atestmed. Atendimento será feito mediante a entrega da senha do serviço "Protocolo de Requerimento." Essa medida oficializada pela publicação é prometida pelas autoridades previdenciárias como solução para reduzir a fila de análises e concessão de perícias m´[edicas.

 


Quem preferir, poderá consultar as regras da nova forma de atendimento, na portaria publicada (231020) em edição extra do Diário Oficial da União.

Atestmed é uma forma diferente de análise do benefício por incapacidade, a tentativa mais rápida de concessão sem perícia presencial, menos burocrática e que evita o deslocamento até uma agência.

Porém, os segurados que quiserem entregar a documentação sem precisar sair de casa, podem anexar o Atestmed pelo site Meu INSS , que agora não exige mais login e senha para acessar o serviço, ou pelo aplicativo com o mesmo nome (Meu INSS).

Exceção, acidente de trabalho

Todos os benefícios por incapacidade temporária que necessitam de perícia inicial estão contemplados na medida, inclusive os segurados que estão com atestado e ainda não deram entrada no requerimento. 

A exceção do atendimento por Atestmed é para o auxílio-doença acidentário, aquele em decorrência de acidente de trabalho. Nesse caso, os servidores estão orientados a agendar perícia médica presencial. São considerados segurados do INSS aqueles na condição de empregado, trabalhador avulso, empregado doméstico, contribuinte individual, segurado especial e facultativo.

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, explica que a ação faz parte de um conjunto de medidas estruturantes e pontuais para reduzir a fila de requerimentos que esperam análise pericial.

 "Nossas ações não estão voltadas somente para a perícia médica, que representa o maior quantitativo de pedidos, mas também para análises administrativas. Estamos realizando ainda mutirões de atendimento para concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência em todo o país", declarou o presidente do INSS.

Exigências do INSS

Antes de ir à agência do INSS, o segurado deve:

  1. verificar se está portando documento oficial com foto e o laudo, relatório ou atestado médico ou odontológico.
  2. É importante também que o documento a ser apresentado tenha sido emitido há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER), estar legível e sem rasuras, além de ter as seguintes informações:
  3. nome completo do requerente;
  4. data de início do repouso e prazo estimado necessário, mesmo que por tempo indeterminado;
  5. assinatura do profissional emitente;
  6. carimbo de identificação, com número do registro profissional do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Odontologia ou Registro do Ministério da Saúde);
  7. informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID).

Caso o interessado não tenha os documentos exigidos, será orientado a retornar em outro momento com a documentação completa.

No caso da entrega presencial da documentação estar correta, o servidor ou colaborador do INSS que realizar o protocolo de atendimento na agência do órgão deverá entregar ao segurado o comprovante de recebimento do Atestmed.

Requisitos para auxílio-doença

Assim como os segurados que passam por perícia médica presencial, os que optam pelo Atestmed também têm de cumprir requisitos para ter direito ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença:

ter um mínimo de 12 contribuições previdenciárias realizadas antes do mês em que ocorrer o afastamento;

ter qualidade de segurado e atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias;

no caso de doenças graves ou acidentes não é exigida carência, mas é preciso que o trabalhador tenha qualidade de segurado.

Em caso de dúvidas, ligue na Central 135, do INSS. O horário de teleatendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). O atendimento eletrônico ocorre 24 horas, todos os dias da semana. As chamadas feitas por telefones fixos são gratuitas e as ligações de celular têm custo de chamada local.

 

 

Fonte: IKNSS - assessoria de imprensa
 

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