A consulta servirá de base para Edital de Chamamento Público sobre o assunto. Atualmente, o píer existente na região da Alemoa concentra toda a movimentação de granéis líquidos (químicos e combustíveis) da margem direita do Porto de Santos. Conforme planejamento previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, a obra consolida o cluster de granéis líquidos da margem direita.
Atualmente o local é usado em área arrendada pela Petrobrás e em contratos de passagem pelas empresas Granel Química, Stolthaven, Ultracargo e Vopak.
Saturação para granéis líquidos
Em meio à avaliação das alternativas, a concessionária do Porto de Santos identificou que a execução de berços públicos por parte de empresas que operam granéis líquidos na região da Alamoa, individualmente ou em consórcio, constitui modelo capaz de garantir a eficiência da implantação da infraestrutura. Essas empresas serão beneficiárias diretas da ampliação da capacidade de atracação.
Ressalta-se a importância destas ações, principalmente em virtude da demanda projetada para o setor de granéis líquidos, que já prevê a saturação da capacidade dos berços públicos da Alemoa para os próximos anos, caso não sejam viabilizados novos berços de atracação.
APS considera o momento oportuno para a implantação de ramais ferroviários de atendimento de usuários situados na região retroportuária da Alemoa. Atualmente essas ermpresas movimentam produtos exclusivamente por meio do modal rodoviário. Oportunidade foi criada pela recente aprovação, emitida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A minuta do edital está na plataforma oficial Participa + Brasil, do governo federal. Ali serápossível fazer os comentários e oferecer contribuições para o documento.
Fonte: Porto de Santos-APS, assessoria de imprensa
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.