CNA Fiagro é um projeto-piloto que, neste primeiro momento,
estará disponível nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato
Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e no Distrito Federal.
Além de serem atendidos pela ATeG do SENAR, os produtores, para estarem aptos a pleitear o microcrédito, também têm que pertencer às seguintes cadeias produtivas: fruticultura (uva, abacaxi, banana, cacau, limão, laranja, manga, morango, melancia, maçã e maracujá), agricultura anual (soja, milho, mandioca, feijão e trigo), cafeicultura, apicultura, piscicultura e bovinocultura e ovinocaprinocultura de leite e de corte.
Com taxas competitivas, o Fiagro CNA se destaca, entre outros instrumentos financeiros, por ser menos burocrático e ágil na liberação de recursos.
Christiano Nascif, o coordenador de Empreendedorismo e Negócios do Instituto CNA, explica que enquanto a ATeG do SENAR fornece conhecimento para melhorar a gestão da atividade, o CNA Fiagro oferece crédito para o produtor investir na produção de alimentos.
"A intenção desse Fundo é atender bem o produtor, de forma simples, promovendo o desenvolvimento, a sustentabilidade e maior produtividade no setor agropecuário brasileiro", disse Christiano Nascif.
Passo a passo para acessar o CNA Fiagro
Para obter o crédito, o produtor deve possuir cadastro ativo na Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, ou seja, estar em atendimento na ATeG, e informar ao técnico de campo o interesse em obter o crédito para custeio via CNA Fiagro.
O Agente de Crédito, que é o próprio técnico da ATeG, coleta as informações da propriedade e do produtor para análise de uma instituição terceira, que faz a gestão do fundo.
Com a documentação validada e o crédito aprovado, o prazo
médio de liberação dos recursos é de até 7 dias úteis. O parcelamento
pode ser mensal ou na periodicidade que melhor atender o produtor,
sendo o prazo máximo de pagamento em até 12 meses.
O que é Fiagro?
Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) é um tipo de fundo de investimento negociado em bolsa para captar recursos para aplicação em ativos relacionados ao agronegócio, como imóveis rurais, títulos de crédito e valores mobiliários.
Criado pela Lei 14.130/2021, o Fiagro oferece modalidades de investimento em imóveis e títulos, além de vantagens fiscais, como a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos.
Saiba mais no link: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/cna-fiagro
Fonte: CNA, Assessoria de Comunicação Social
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.