Projeto que tem financiamento do Governo do Estado, prevê investimento de R$ 70 milhões, e a execução foi iniciada em janeiro de 2024. Houve consulta à população, que sugeriu obras em todo o trecho, especialmente a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre, esperada há mais de 10 anos.
“É uma alegria fazer essa entrega. Hoje, completam 13 anos do acidente que vitimou seis pessoas aqui. Eu não tenho dúvida que o povo de Santa Teresa ganha demais, assim como o turismo. Optamos, com a inauguração deste ramal, por atender quem mora aqui, que precisa sair daqui para trabalhar, quem depende do bonde para voltar para casa e ir ao médico.” Palavras do governador Cláudio Castro.
Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização do trajeto. Em julho, foram registrados cerca de 67 mil embarques no bonde. Atualmente, as obras ocorrem em 2 ramais e o próximo a ser inaugurado é o Silvestre, que faz a ligação entre o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.
Washington Reis, secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, afirmou que o momento simboliza novo capítulo na história do bonde. "Estamos falando de uma espera de mais de dez anos. A operação desse trecho será fundamental para atender tanto quem trabalha no posto quanto quem precisa ir até o local para receber atendimento. Vamos seguir avançando para entregar o trajeto original completo à população, até o Silvestre.”
Às vésperas do aniversário do bondinho de Santa Tereza, muitas mudanças já são visíveis. Além do incremento no quadro profissional, que desde abril conta 34 novos funcionários (16 motorneiros, 16 auxiliares e dois supervisores), mais de 1000 metros da via permanente e da rede aérea, já foram totalmente renovados.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.