Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Não vai faltar insulina, garante Ministério da Saúde

Não vai faltar insulina, garante Ministério da Saúde
[foto] - Não0 vai faltar insulina, garante o Ministério da Saúde. Foto AgBr, Marcello Casal Jr

27-11-2024 12:55:47
(159 acessos)
 
Se você precisa adquirir caneta ou frasco de insulina e enfrentar dificuldade por parte da rede de farmácias ou farmácia popular, o Ministério da Saúde está sugerindo que procure a unidade básica de saúde mais próxima. Autoridade expediu nota para esclarecer que até o último dia de dezembro de 2024, não vai faltar o medicamento no Brasil. Justifica isso por acordo com a empresa Novo Nordisk, de Montes Claros (Minas Gerais) que garante abastecimento de 1,8 milhão de unidades de insulina.

 


Nordisk é a maior fábrica de insulinas da América Latina e tem 2 mil funcionários. No acordo, a Empresa garante pelo menos 93% do total  de canetas deinsulina. Isso significa que amplia em 40% o esforço de abasteciemnto do mercado brasileiro, em 2024. Essa fabricante é responsável pela produção de 15% do mercado mundial de insulina.

Ministério da Saúde explicou que a estratégia garante o abastecimento no Sistema único de Saúde (SUS). “O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde." É o que diz a nota do Ministério que garante manter aquisições regulares para oferta de insulina no SUS, bem como “o abastecimento ininterrupto do medicamento”.

Até outubro de 2024, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.

“Atualmente, há uma situação mundial de restrição da oferta de insulina. O Ministério da Saúde atuou para que essa situação fosse superada.”

Autoridaade reforça orientação de que qualquer pessoa com

indicação de uso de insulina e dificuldade para acessar o

medicamento em farmácias privadas, inclusive por meio

do programa Farmácia Popular, procure uma unidade

básica de saúde (UBS) para solicitar a medicação.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

faBFI