Professores precisam de apoio para colocar em prática essas iniciativas, porque as turmas são muito grandes e apresentam ampla diversidade. Por mais criativa que seja a prática pedagógica, o resultado será pouco produtivo. Um dos fatores limitantes é o desinteresse das famílias em cooperar com a escola.
Pela Resolução, o CNE mostra as diretrizes operacionais que espalha pelo Brasil, a fim de indicar o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula.
Docoumento orienta escolas e redes de ensino a organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo. Autoridades aigerem identificação de sinais de sofrimento emocional e busca de promoção da saúde mental dos estudantes.
Quando pode usar celular
Está autorizado o uso dos celulares por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio, para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação. Mas é vedado o uso para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.
A recomendação do CNE é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual, de acordo com o desenvolvimento da autonomia.
Cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual serão guardados durante o período de aulas.
No caso da educação infantil, não é recomendado o uso de telas e dispositivos digitais, sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor.
Em março de 2025, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.
Novo guia pode ser acessado aqui.
Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da?Estratégia Nacional Escolas Conectadas?(Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”. E tem como eixo central a proteção da saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.?
A resolução do CNE orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e buscando promover a saúde mental dos estudantes.
Existe também a preocupação com a formação continuada dos professores, funcionários e profissionais da educação voltados para a implementação digital e o uso pedagógico dos aparelhos.
Fonte: Agência Brasil e Noticiario
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