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Celular continua causar desordem no ambiente escolar

Celular continua causar desordem no ambiente escolar
[foto] - Salas de aula organizada está mais difícil depois da proibição de celulares. Foto AgBr, Marcelo Camargo

24-03-2025 18:10:51
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Ambiente acolhedor e preventivo, como sugere o Conselho Nacional de Educação (CNE) está difícil de encontrar em escolas públicas do Paraná. De modo anônimo, professores relatam verdadeiros horrores provocados pelo maior desafio de educadores, a indisciplina. Aparelhos celulares estão sendo recolhidos, mas se liberados para assuntos pedagógicos, provocam confusão e os propósitos são deixados de lado. Boa parte se evade das salas para se comunicar via redes sociais. Conselho orienta o que fazer.

 


Professores precisam de apoio para colocar em prática essas iniciativas, porque as turmas são muito grandes e apresentam ampla diversidade. Por mais criativa que seja a prática pedagógica, o resultado será pouco produtivo. Um dos fatores limitantes é o desinteresse das famílias em cooperar com a escola.

Pela Resolução, o CNE mostra as diretrizes operacionais que espalha pelo Brasil, a fim de indicar o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula.

Docoumento orienta escolas e redes de ensino a organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo. Autoridades aigerem identificação de sinais de sofrimento emocional e busca de promoção da saúde mental dos estudantes.

Quando pode usar celular

Está autorizado o uso dos celulares por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio, para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação. Mas é vedado o uso para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.

A recomendação do CNE é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual, de acordo com o desenvolvimento da autonomia.

Cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual serão guardados durante o período de aulas.

Telas não recomendadas

No caso da educação infantil, não é recomendado o uso de telas e dispositivos digitais, sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor.

Em março de 2025, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.

Novo guia pode ser acessado aqui.

Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da?Estratégia Nacional Escolas Conectadas?(Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”. E tem como eixo central a proteção da saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.?

Outras orientações

A resolução do CNE orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e buscando promover a saúde mental dos estudantes.

Existe também a preocupação com a formação continuada dos professores, funcionários e profissionais da educação voltados para a implementação digital e o uso pedagógico dos aparelhos.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil e Noticiario
 

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