Ocorreu um erro no sistema no momento da conexão com o Banco de DadosOcorreu um erro no sistema no momento da conexão com o Banco de DadosOcorreu um erro no sistema no momento da conexão com o Banco de DadosOcorreu um erro no sistema no momento da conexão com o Banco de DadosOcorreu um erro no sistema no momento da conexão com o Banco de DadosOcorreu um erro no sistema no momento da conexão com o Banco de Dados Novo presidente tem missão de agilizar 2 milhões de pedidos

Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Novo presidente tem missão de agilizar 2 milhões de pedidos

Novo presidente tem missão de agilizar 2 milhões de pedidos
[foto] - Novo presidente do INSS terá de vencer muitas barreiras. Foto CGU

01-05-2025 11:48:02
(276 acessos)
 
Novo presidente do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), procurador federal Gilberto Waller Júnior, nomeado pelo presidente da República, Inácio Lula, é pós-graduado em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Além de enfrentar desmandos e ações sorrateiras que deterioram o dinheiro dos aposentados e pensionistas, tem a missão de fazer funcionar a máquina pública. Já começa com algo favorável: não existe mais a continuada greve de peritos; mas o sistema previdenciário segue emperrado.

 


Ao iniciar o trabalho, o Presidente encontrará pendentes mais de 2 milhões de pedidos não atendidos, apesar do tempo esgotado.Curiosidade é como vai superar esse passivo histórico, algo que se prolonga por muitos anos, até antes do ingresso de Gilberto Walter, na carreira em 1998.  

Waller também trabalhou na Controladoria-Geral da União (CGU), onde ocupou o cargo de ouvidor-geral da União de 2016 a 2023. Atualmente, ocupava o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

Todos estão confiantes nesse profissional que ocupará o posto de Alessandro Stefanuttodemitido do cargo após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal revelar a existência de um esquema de fraudes no INSS, entre 2019 e 2024. Foram descontados indevidamente, contribuições de aposentados e pensionistas que favoreciam entidades e organizações sociais.

No mesmo dia da operação, a Justiça Federal determinou o afastamento de Stefanutto, por omissão diante de denúncias de fraudes nos repasses às entidades. O presidente da República determinou a exoneração de Stefanutto na mesma noite.

Desde quinta-feira (250424), a diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Débora Aparecida Floriano, ocupava a presidência interina da autarquia. Além de Stefanutto, a Justiça determinou o afastamento de 5 servidores do órgão, posteriormente demitidos.

Na terça-feira (250429), o juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal Criminal de Brasília, autorizou a quebra de sigilo telemático de Stefanutto. Segundo o magistrado, fim do sigilo permite o aprofundamento das investigações do esquema de descontos em aposentadorias e pensões.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

RSJud