Pioneiro na atividade desportiva de canoa polinésia, o Va'a Clube vai ordenar a programação e já instrui os participantes que não é preciso saber remar. Professores e remadores experientes estarão presentes com um barco de apoio, para qualquer eventualidade. O evento programou também, atividades na areia: prática de yoga, com Tânia Almeida; aquecimento funcional, com a NBFIT - Academia e Centro de Treinamento; e, sorteio de brindes oferecidos por apoiadores.
Dia 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e, desde 2014, Setembro foi definido como o mês dedicado à informação e conscientização sobre Doação de Órgãos. Verde representa esperança de renascimento, que a doação proporciona.
"A cada edição da Remada Setembro Verde, temos a participação de mais remadores. Contamos também com a presença de pessoas que foram transplantadas, inclusive crianças. Ao ver essas pessoas remando, brincando, há clareza do que a Doação de Órgãos e Tecidos proporciona: vida." Palavras dos organizadores.
No Brasil, mais de 74 mil pessoas estão à espera de um órgão ou tecido para transplante. Devido à falta de órgãos para transpllantar, muitos desses pacientesd acabam morrendeo antesda cirurgia. Isso ocorre porque os parentes não autorizam a retirada de partes do corpo do falecido. Essa recusa à doação, é consequência, principalmente, pela falta de informação sobre o ato humano de doar e por não saber se a pessoa era doadora.
Estarão participando da 4ª Remada Setembro Verde a RJ Transplantes (Central Estadual de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro) e Vivere (Associação Nacional de Pré e Pós transplantados). Junto aos participantes, levarão informações e esclarecendo dúvidas. A ação conta com o apoio do Supermercado Zona Sul, que oferecerá café da manhã, e de vários profissionais e comerciantes.
A Vida convida
A Remada Setembro Verde é uma iniciativa da Campanha "A Vida Convida", idealizada pela psicóloga e remadora Rejane Coelho. Ideia foi também de Ricardo Alam que fez a suigestão, quando, em 2019, estava em lista de espera por um pulmão como paciente de fibrose pulmonar idiopática.
"Promovendo ações educativas, podemos participar da mudança da realidade da Doação de Órgãos e Tecidos, no Brasil. É um direito poder doar, mas precisamos ter informações suficientes para tomar essa decisão. Na Legislação Brasileira, é a família que pode autorizar a Doação de Órgãos e Tecidos, no momento oportuno. Então, converse com sua família: seja você também Doador de Órgãos e Tecidos! Importante lembrar que há a possibilidade de doação inter vivos. Que tenhamos prazer ao semear. Essa é uma Campanha de todos nós." Esse é o apelo de Rejane Coelho.
4ª Remada Setembro Verde
Inscrição e informações: https://linktr.ee/avidaconvida
Fonte: Va'a Clube e Remada Setembro Verde
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.