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Porto de Paranaguá terá 15,5 metros de calado para receber navios de até 366 metros

Porto de Paranaguá terá 15,5 metros de calado para receber navios de até 366 metros
[foto] - Porto de Paranaguá

22-10-2025 20:13:45
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Quando estiver executada a obra de aprofundamento do Canal da Galheta dos atuais 13,5 metros para 15,5 metros de calado, o Porto de Paranaguá, no sul do Brasil, poderá receber navios de contêineres de até 366 metros; e, graneleiros com capacidade para 120 mil toneladas. Projeção é de que isso aconteça até 2030 e a tarefa está entregue ao  Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD), vencedor do leilão realizado (251022) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

 


Para se ter ideia dos benefícios desse aprofundamento do canal de navegação em Paranaguá, as operações comportarão até 1000 contêineres a mais e 14 mil toneladas, por navio. É detalhe que terá reflexo sobre o custo do transporte, aumentando a capacidade sem cobrar a mais. 

Pelo Porto de Paranaguá passam 2.600 navios ao ano. São embarcações que transportam granéis sólidos, como soja e proteína animal. Nos primeiros 6 meses de 2025, foram transportados 30,9 milhões de toneladas pelo Porto paranaense. 

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é quem faz a concessão do acesso aquaviário em Paranaguá, pelo prazo de 25 anos, prorrogável para até 70 anos. Medida institucional é considerada inédita no mundo, e deverá ser adotada nos portos de Santos (São Paulo), Itajaí (Santa Catarina) e Salvador (Bahia) já em 2026, anunciou o Ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos.

Investimento de R$ 1,22 bilhão

Serviços de dragagem, sinalização, batimetria e monitoramento das embarcações nas operações de embarque e desembarque, até agora executados pela Autoridade Portuária Portos do Paraná, passarão a ser responsabilidade da empresa vencedora do leilão. 

Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) assume realizar investimento de R$ 1,22 bilhão até o ano de 2030. Empresa vai pagar todo ano R$ 86 milhões, como outorga fixa, até 2050.

Situado ao sul da Ilha do Mel, o Canal de Acesso, que tem parte do trecho conhecido como Canal da Galheta, é o principal acesso aquaviário ao Porto e aos terminais da Baía de Paranaguá desde a década de 1970. Naquele ano a demanda de navios de maior porte exigiu a dragagem do Banco da Galheta e a consequente criação do canal.

Leilões no Rio e Maceió

Ministro Costa Filho, participou de outros dois leilões portuários: um no Rio de Janeiro e outro em Maceió (AL). Terminal RDJ07, no Rio de Janeiro, é destinado à movimentação de cargas de apoio logístico offshore, voltadas às atividades de exploração, produção de petróleo e gás natural. O investimento previsto para o período contratual de 25 anos é estimado em R$ 99,4 milhões.

Já o TMP de Maceió, é um terminal de passageiros e deve impulsionar o turismo de cruzeiros marítimos na região Nordeste. O leilão permitirá a modernização e expansão do Porto e terá investimentos estimados em R$ 3,75 milhões, ao longo de um contrato de 25 anos.

 

 

Fonte: Ministério dos Portos- ANTAQ e Agência Brasil
 

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