
Para se ter ideia dos benefícios desse aprofundamento do canal de navegação em Paranaguá, as operações comportarão até 1000 contêineres a mais e 14 mil toneladas, por navio. É detalhe que terá reflexo sobre o custo do transporte, aumentando a capacidade sem cobrar a mais.
Pelo Porto de Paranaguá passam 2.600 navios ao ano. São embarcações que transportam granéis sólidos, como soja e proteína animal. Nos primeiros 6 meses de 2025, foram transportados 30,9 milhões de toneladas pelo Porto paranaense.
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é quem faz a concessão do acesso aquaviário em Paranaguá, pelo prazo de 25 anos, prorrogável para até 70 anos. Medida institucional é considerada inédita no mundo, e deverá ser adotada nos portos de Santos (São Paulo), Itajaí (Santa Catarina) e Salvador (Bahia) já em 2026, anunciou o Ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos.

Investimento de R$ 1,22 bilhão
Serviços de dragagem, sinalização, batimetria e monitoramento das embarcações nas operações de embarque e desembarque, até agora executados pela Autoridade Portuária Portos do Paraná, passarão a ser responsabilidade da empresa vencedora do leilão.
Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) assume realizar investimento de R$ 1,22 bilhão até o ano de 2030. Empresa vai pagar todo ano R$ 86 milhões, como outorga fixa, até 2050.
Situado ao sul da Ilha do Mel, o Canal de Acesso, que tem parte do trecho conhecido como Canal da Galheta, é o principal acesso aquaviário ao Porto e aos terminais da Baía de Paranaguá desde a década de 1970. Naquele ano a demanda de navios de maior porte exigiu a dragagem do Banco da Galheta e a consequente criação do canal.
Leilões no Rio e Maceió
Ministro Costa Filho, participou de outros dois leilões portuários: um no Rio de Janeiro e outro em Maceió (AL). Terminal RDJ07, no Rio de Janeiro, é destinado à movimentação de cargas de apoio logístico offshore, voltadas às atividades de exploração, produção de petróleo e gás natural. O investimento previsto para o período contratual de 25 anos é estimado em R$ 99,4 milhões.
Já o TMP de Maceió, é um terminal de passageiros e deve impulsionar o turismo de cruzeiros marítimos na região Nordeste. O leilão permitirá a modernização e expansão do Porto e terá investimentos estimados em R$ 3,75 milhões, ao longo de um contrato de 25 anos.
Fonte: Ministério dos Portos- ANTAQ e Agência Brasil
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