Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

ANP ensina identificar combustível adulterado


12-10-2009 05:18:19
(1041 acessos)
 
Identificar combustível adulterado é o que deseja a Agência Macional de Petróleo (ANP). Para fazer isso, usa um tanque falso em pontos pelo Brasil.

 


A ANP inaugurou (dia 21 de agosto de 2009), em Ribeirão Preto, São Paulo, o projeto ANP Itinerante, que deixa à mostra um tanque subterrâneo clandestino usado para venda de gasolina adulterada nos postos de combustíveis. O objetivo da exposição é mostrar à população os artifícios usados pelos fraudadores para vender combustível adulterado.

 

Essa iniciativa visa aumentar a interação entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a sociedade, em todas as unidades da federação, com o apoio de entidades como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e sindicatos locais.

 

A familiarização com os testes demonstrados visa instruir os agentes econômicos e os consumidores sobre a qualidade dos combustíveis e as principais normas que os regulam. Além disso, a palestra ministrada pelo Centro de Relações com o Consumidor (CRC) orienta sobre as principais irregularidades no mercado de combustíveis e como denunciá-las.

 

Esse projeto trata de temas como a regularização e cadastro de agentes econômicos regulados; participações governamentais e de terceiros sobre a produção de petróleo e gás; incentivo ao aprimoramento tecnológico e capacitação de mão-de-obra para as atividades reguladas; qualidade e fiscalização do abastecimento de combustíveis e treinamento para o consumidor.
 
ANP Itinerante


Ribeirão Preto é a quarta cidade brasileira a receber a visita do projeto que estreou em São Luís, no Maranhão, passando por Recife, em Pernambuco, e Curitiba, no Paraná. Estão previstas edições mensais do evento, atendendo a todas as regiões do Brasil.

 

Em cada cidade visitada, durante os quatro dias do programa, a ANP apresenta suas atribuições e atuação como órgão regulador da indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. O segundo e terceiro dias do projeto são dedicados ao atendimento dos agentes de mercado e consumidores, com a realização de mini-cursos com demonstrações de testes de qualidade de combustíveis que podem ser exigidos pelo consumidor nos postos de abastecimento.

 

Além de cursos, a Agência fez também atendimento aos agentes econômicos e à população em geral. Atyividade está sendo encaminhada a todo o País.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

fpSIb