As análises foram feitas com seis modelos de termoventiladores, que tanto aquecem quanto ventilam. No aquecedor De’Longhi o problema é que se houver superaquecimento, o material não impede que o fogo se propague. E o Olimpia Splendid apresenta uma potência maior que a informada, o que pode causar sobrecarga na instalação elétrica.
Outro ponto no qual o consumidor deve prestar atenção é que esse produto gasta muita energia, mais do que o aquecimento feito pelos aparelhos de condicionadores de ar que têm a dupla função de resfriar e de esquentar.
Os produtos da Britânia e da De’Longhi que foram testados ainda tinham plugues de pino chato e não no padrão atual, mais seguro. Esse plugue, se colocado parcialmente na tomada, pode dar choque. Mas os fabricantes informaram que os aquecedores a venda nas lojas já têm os novos plugues.
O aquecedor De’Longhi não suportou o teste com o fio incandescente. O material que envolve o terminal elétrico derreteu, ocasionando o risco de partes inflamáveis próximas se incendiarem. Por isso, a marca acabou sendo eliminada do teste — explica Lameira.
O manual de instruções da De’Longhi está em português de Portugal, o que pode gerar problemas de interpretação por causa das diferenças entre algumas palavras nos dois países.
Os melhores desempenhos para aquecimento foram das marcas Arno, Olímpia e De’Longhi , mas por causa do problema de falta de segurança, a PROTESTE não aconselha a compra deste último. Britânia e Mondial foram considerados bons, enquanto o Cadence aquece menos, com desempenho aceitável.
Todos os aquecedores testados também podem ser usados como ventilador, mas os resultados não foram bons pois não ventilam bem.
No quesito versatilidade, o Olimpia Splendid foi considerado o melhor, pois é o único com controle numérico de temperatura, permitindo fixar claramente o calor que se quer. Também foi o único com as funções timer e sleep, que controlam o tempo em que o aparelho fica ligado. Todos os outros foram considerados aceitáveis porque o ajuste de temperatura é feito de maneira sensitiva.
Sobre a facilidade de uso, o Olimpia Splendid dividiu o posto de melhor com o Arno. Este tem uma alça que facilita seu transporte e permite fixação na parede. O Olimpia oferece a facilidade de ajustar a temperatura. Todos são fáceis de limpar, mas não têm local apropriado para guardar o cabo de alimentação.
A PROTESTE alerta para o risco do uso dos aquecedores no banheiro, é preciso evitar que entre água, gerando um curto-circuito. O equipamento precisa ficar distante do chuveiro ou da banheira .
Os aquecedores de ambiente estão contemplados pela portaria 371, dos eletrodomésticos que terão de ser certificados compulsoriamente quanto à segurança elétrica. Mas ainda não estão inclusos na classificação de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Fonte: PROTESTE-assessoria de imprensa-Vera Lúcia Ramos
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.