A OMS também alertou que os abusos e violência contra os idosos, em algumas sociedades, são pouco reconhecidos, além de serem equivocadamente identificados como assuntos privados.
Nos países em que a taxa de expectativa de vida é maior, os maus-tratos aos idosos tendem a aumentar ainda mais. Essas agressões podem gerar lesões físicas e consequências psicológicas de longa duração.
“Apelo aos Estados-membros para promulgar e aplicar leis e estratégias mais fortes para lidar com todos os aspectos deste problema de saúde pública, social e de direitos humanos, pouco reconhecido”, disseram autoridades da ONU. Ressaltam que todos os seres humanos nascem com o direito de envelhecer com dignidade, sem ser vítima de qualquer tipo de violência ou abuso.
Ameaças constantes, falta de atenção e exploração financeira,
além de agressões, são os piores maus tratos que os idosos
sofrem no Brasil e no mundo. Quanto mais inculta e pobre,
maior o volume de descuidado. Agressões físicas
representam mais de 15% e a financeira, vai além de 30%.
É uma situação que passa pela falta de cuidado das autoridades de segurança e aplicação do direito. Ministério Público que é confiável, tem falhado na atenção aos reclamos para proteção dos idosos. Burocracia que domina o Judiciário como um todo e a demora em prestar socorro, contribuem para o agravamento da situação.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.