Com a mudança, o BC se adequa ao padrão de 3 dígitos, uniformizado pelo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os serviços de utilidade pública. A ligação terá custo de chamada local para todo o Brasil.
O número anterior (0800-979-23450800-979-2345 FREE) será descontinuado a partir de segunda-feira (2/3).
Bancos mais reclamados
Dados do Banco Central do Brasil mostram que o BMG e o Santander são os bancos com maior número de reclamações por parte da clientela. O "ranking" de queixas refere-se ao segundo semestre de 2014. A partir de agora será conhecido a cada 6 meses, mas o BC faz a divulgação mensalmente, dos reclamos contra bancos. Quer melhoras.
Nos 6 últimos meses de 2014, o BMG teve 694 reclamações julgadas procedentes e índice de queixas de 305,41. Em segundo lugar entre os mais reclamados, ficou o Santander, com 2.033 queixas e índice de 65,36.
O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.
HSBC e Cixa Econômica
O terceiro lugar em queixas, em outubro, ficou com o Banrisul, seguido pelo HSBC e pela Caixa Econômica Federal. O primeiro teve 210 queixas e índice de 54,76. O HSBC acumulou 534 queixas e teve índice de 52,54, e a Caixa, 3.581 queixas e índice de 48,59.
Os principais motivos de reclamações foram irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes, e o débito em conta de depósito não autorizado, com 1.806 reclamações.
A restrição à realização de portabilidade de operação ficou terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre de 2014.
Se você quiser acessar o ranking, Clique<http://www.bcb.gov.br/?RANKING>.
Fonte: Agência Brasil
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Já tentei ligar no 145 diversas vezes, parece que o número está desativado pois a chamada nunca é completada.