Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Banco Central usa o número 145 para atender reclamações de brasileiros


26-02-2015 18:42:10
(7401 acessos)
 
Começou a funcionar o novo número da central de atendimento ao público do Banco Central: é o 145. A alteração faz parte do processo de modernização da estrutura tecnológica para ouvir os reclamos dos brasileiros. Objetivo é melhorar o serviço prestado pelo BC à sociedade, bem como aumentar a capacidade de resposta às demandas pelo canal telefônico.

 


Com a mudança, o BC se adequa ao padrão de 3 dígitos, uniformizado pelo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os serviços de utilidade pública. A ligação terá custo de chamada local para todo o Brasil.


O número anterior (0800-979-23450800-979-2345 FREE) será descontinuado a partir de segunda-feira (2/3).


 


Bancos mais reclamados


 


Dados do Banco Central do Brasil mostram que o BMG e o Santander são os bancos com maior número de reclamações por parte da clientela. O "ranking" de queixas refere-se ao segundo semestre de 2014. A partir de agora será conhecido a cada 6 meses, mas o BC faz a divulgação mensalmente, dos reclamos contra bancos. Quer melhoras.


Nos 6 últimos meses de 2014, o BMG teve 694 reclamações julgadas procedentes e índice de queixas de 305,41. Em segundo lugar entre os mais reclamados, ficou o Santander, com 2.033 queixas e índice de 65,36.


O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.


 


 HSBC e Cixa Econômica


 


O terceiro lugar em queixas, em outubro, ficou com o Banrisul, seguido pelo HSBC e pela Caixa Econômica Federal. O primeiro teve 210 queixas e índice de 54,76. O HSBC acumulou 534 queixas e teve índice de 52,54, e a Caixa, 3.581 queixas e índice de 48,59.


Os principais motivos de reclamações foram irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes, e o débito em conta de depósito não autorizado, com 1.806 reclamações.


A restrição à realização de portabilidade de operação ficou terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre de 2014.


 


Se você quiser acessar o ranking, Clique<http://www.bcb.gov.br/?RANKING>.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 6 Comentários para esta notícia

  1. author

    Já tentei ligar no 145 diversas vezes, parece que o número está desativado pois a chamada nunca é completada.

  2. author

    Banco Central: Cartao: Faixa Em Atraso: Entre 15 a 60 dias: Valor: R$ 1,184,00 .

  3. author

    É o Paulo Sérgio dos Santos eu liguei para o banco pan para pedir a cópia do contrato do cartão consignado eles me bloqueou não consigo ligar mais

  4. author

    Liguei para o banco pan ficaram me enrolando agora eles me bloqueou não consigo ligar mais.

  5. author

    Boa tarde. Qual o horário de funcionamento da BC? Pois não estou conseguindo ligar para esclarecer uma transferência que foi feita, mas está retida.

  6. author

    Até quando meu nome vai ficar em análise preciso de resposta


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

mjUFR