Explicam os autores do projeto que os mastros Norte e Sul são responsáveis pela sustentação da ponte no centro. A torre Norte é integrada por estacas de 65 m e a Sul, de 52 m. É uma rodovia de padrão A, com acostamentos de 3 m e 2 faixas em cada sentido, separadas por barreiras de concreto New Jersey.
Apesar de ter demorado 3 anos para ser construída, a ponte Anita Garibaldi resolveu gargalos do tráfego que enervavam os passantes por várias décadas. Tráefego era sempre congestionada pela ponte Cabeçuda, hoje usada apenas para os que demandam a Tubarão. Custou um investimento de R$ 774.369.322,71 milhões.
Na mesma área da BR-101, há o Túnel do Formigão com 900 m de extensão; solução esperada por décadas.
Mas apesar de todas as obras de ampliação da capaidade, a BR--101 em todo o trecho de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, mostra-se totalmente congestionada. Economia desenvolvida mais que em outras parte do País, já clama por soluções inclusive no modal transporte.
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