Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

laguna, ponte estaiada,  a única do Brasil  e tem avanços de engenharia

laguna, ponte estaiada,  a única do Brasil  e tem avanços de engenharia
21-01-2020 11:25:47 (2422 acessos)
Depois que o visitante das atrações de turismo da região sul, vai retornando, ainda pode encontrar belezas como a obra de arquitetura da única ponte estaiada em curva, no Brasil. Erguida sobre as lagoas de Imaruí e Santo Antônio, tem 2800 metros (m) de extensão e faz parte da BR-101 entre os quilômetros (km) 313,1 e 315,9. Essa obra rodoviária de arte especial foi denominada Ponte Anita Garibaldi em homenagem à personagem da história com feitos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 


Explicam os autores do projeto que os mastros Norte e Sul são responsáveis pela sustentação da ponte no centro. A torre Norte é integrada por estacas de 65 m e a Sul, de 52 m. É uma rodovia de padrão A, com acostamentos de 3 m e 2 faixas em cada sentido, separadas por barreiras de concreto New Jersey.

Apesar de ter demorado 3 anos para ser construída, a ponte Anita Garibaldi resolveu gargalos do tráfego que enervavam os passantes por várias décadas. Tráefego era sempre congestionada pela ponte Cabeçuda, hoje usada apenas para os que demandam a Tubarão. Custou um investimento de R$ 774.369.322,71 milhões.

Na mesma área da BR-101, há o Túnel do Formigão com 900 m de extensão; solução esperada por décadas.

Mas apesar de todas as obras de ampliação da capaidade, a BR--101 em todo o trecho de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, mostra-se totalmente congestionada. Economia desenvolvida mais que em outras parte do País, já clama por soluções inclusive no modal transporte.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

IyaVF