Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Jogos Olímpicos seguem polêmicos e atletas responsabilizam COI

23-07-2021 12:03:11 (736 acessos)
Polêmica do começo ao fim, desde que as autoridades do esporte olímpico decidiram transferir e depois, mesmo sob protestos do povo japonês, estão pr4omovendo as competições em Tóquio. Atletas assinaram uma carta ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) pedindo que seja responsável por eventuais sacrifícios humanos. Também os governantes e o Parlamento japonês, já foram notificados pelo povo, do desgosto qu7e significa a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em meio à panemia.

 


"Acreditamos que a comunidade global do esporte está em um ponto

de inflexão em questões raciais e de justiça social, e pedimos que

vocês, como líderes dos movimentos olímpicos e paralímpicos,

tenham um compromisso maior com os direitos humanos,

a justiça racial/social e a inclusão social." 

Este é o conteúdo da nota de porotesto, assinada por 150 atletas e ativistas sociais. Consideram que não é suficiente a flexibilização dada pelos dirigentes do COI, permitindo moderada manifestação ao receber medalhas. Gestos durante as competições, preservando os adversários e sem perturbar a ordem, são medidas liberadas. Mas os manifestantes podem ser punidos. 

Apesar do pequeno número de signatários desse documento ao COI, autores afirmam que é a "voz coletiva". Se o Comitê Olímpico decidir pela mudança, promovendo cancelamento de proibiçpões, terá de mudar a Regra 50, do esporte olímpico. Ali está escrito que são proibidas manifestações de ordem política.

Punições pela infração à regra já resultaram em punições que viraram história. Corredores negros John Carlos e Tommie Smith, competindo pelos EUA em 1968, foram expulsos dos Jogos. Protesto foi contra a desigualdade racial no País. Os atletas no0 pódio, os competidores ergueram os punhos cerrados e cobertos por luvas negras, ao mesmo tempo que abaixaram as cabeças. 

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

hNcua