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Obras do Contorno de Florianópolis provocam desvio da BR-101

02-03-2022 00:58:58 (465 acessos)
Quatro túneis duplos, sete pontes, seis trevos e mais de 20 passagens em desnível (concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 11 km de pavimentação). São as obras do Contorno Viário de Florianópolis, a maior obra da região sul do Brasil, projetada para acabar em dezembro de 2022, com objetivo de desviar o tráfego dos acessos urbanos e resolver os congestionamentos que se desenvolvem seja em época de temporada ou fora.

 


Justamente essa obra está implicando em intervenção viária que pode causar alguma demora no trânsito do km 177 da BR-101, em Biguaçu. O desvio será em ambos os sentidos. No local está implantada uma nova sinalização, que irá eliminar o acostamento da pista norte, e alterar a geometria da pista sul, com desvio à esquerda.

O fluxo deve operar dessa forma entre os meses de fevereiro e dezembro e se fez necessário para garantir o andamento das obras do trevo de interseção do Contorno Viário com a BR-101 Norte, em andamento na região.

A alteração não deve gerar impacto de filas na região, já que a característica original de duas faixas de rolamento será preservada em ambos os sentidos. Restrição ´prevista apenas para acostamento na pista norte e limite de velocidade, que passa dos atuais 100km/h para 80 km/h no trecho.

Cesar Sass, diretor de operações Sul da Arteris, reforça que essa interferência marca um avanço importante nas obras do Contorno. “O trevo de interseção do Contorno Viário com a BR-101 Norte é um dos pontos mais importantes dessa obra, que avança com os serviços de terraplanagem no local. As nossas equipes de operações trabalham para garantir que essa interferência cause o menor impacto possível para o usuário da rodovia.”

 

Contorno de Florianópolis 

O Contorno Viário de Florianópolis é a maior obra rodoviária em andamento no Brasil, cujo objetivo é desviar o tráfego de longa distância do eixo principal da BR-101/SC, melhorando o trânsito na região. A obra inclui quatro túneis duplos, sete pontes, seis trevos e mais de 20 passagens em desnível. Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 11km de pavimentação.

Essas obras foram iniciadas nos 50 kms da futura rodovia.  Em toda a extensão, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e trevos, além das escavações subterrâneas nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto. 

A Arteris investirá R$ 3,7 bilhões até 2023 na construção do Contorno Viário.

 

 

Fonte: Ar4teris, Assessoria de Imprensa
 

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