Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Espumante do Brasil tem a própria taça registrada em patente

 

Tão bom está se tornando, que o espumante do Brasil ganhou a própria taça. Foto EMBRAPA
02-03-2022 11:56:55 (240 acessos)
“Taça Oficial do Espumante Brasileiro (TOEB)” acaba de ser patenteada, num atestado que os produtores estão seriamente decididos a conquistar os mercados internacionais. Ganhos de exportações dos últimos anos, convenceram empreendedores e pesquisadores, sobre importância de se esmerar em qualidade e inteligência de vendas. Um concurso da Associação Brasileira de Espumante e Cristaleria Strauss, ordenado pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) já escolheu as taças do Brasil.

 

“A taça foi desenvolvida para valorizar especialmente o espumante brut, que se destaca pela vivacidade e delicadeza de aromas”, explica MAuro Zanus (Ipesquisador da EMBRAPA), que participou da concepção, validação e lançamento da tecnologia. 

Além das considerações estéticas, experimentos de laboratório foram realizados para encontrar o formato ideal.

Especialistas avaliaram e indicaram as melhores

opções para a Taça Oficial do Espumante

Brasileiro (Foto: Viviane Zanella)

Segundo o pesquisador, trata-se de um produto no qual a técnica, aliada à pesquisa e à qualidade industrial, busca atender às expectativas do consumidor de espumantes, cada vez mais exigente em decorrência da evolução da bebida no País. “Todo esse cuidado é para permitir que a taça possa ser exclusiva e um produto único e emblemático, cumprindo seu papel de extrair todo o aroma, sabor, refrescância e originalidade do espumante brasileiro”, complementa. 

 

Em 2022, a taça teve sua tecnologia protegida no Brasil por patente de modelo de utilidade, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo Janaina Tomazoni, analista de propriedade intelectual da Gerência de Ativos da Secretaria de Inovações e Negócios (SIN) da Embrapa, esse tipo de patente é concedida a objetos de uso prático, cujas disposições construtivas produzam efeito técnico novo, como é o caso da TOEB.

Explica que a proteção por patente concede ao titular o direito de excluir terceiros da exploração comercial, configurando uma importante vantagem competitiva no ambiente de negócios. Por isso, a proteção intelectual é um mecanismo de agregação de valor econômico a um produto. A analista informa que esse tipo de proteção é importante para a Embrapa, visto que a inserção mercadológica do produto permite o retorno de benefícios pela captura de royalties que, por sua vez, subsidiam o desenvolvimento de novas tecnologias, alimentando o círculo virtuoso da inovação.

Uma taça à altura do conteúdo

Confeccionada artesanalmente, uma a uma, em fino cristal com 24% de chumbo (PbO) - considerado de alta pureza -, a “Taça do Espumante Brasileiro” apresenta linhas finas e elegantes e tem o padrão “A” de qualidade, o que significa que produtos com pequenos defeitos não podem ser comercializados. 

Tem altura aproximada de 23,5 cm e volume de 190 ml. O fundo é pontiagudo em “V” e propicia excelente efervescência (“perlage”), enquanto o bojo sinuoso valoriza a sua manutenção. A boca estreitada concentra a liberação do aroma da bebida.

Sua venda é realizada em lojas do ramo ou diretamente no site da Strauss Cristallerie.

 

 

Fonte: EMBRAPA, Comunicação Social
 

 1 Comentários para esta notícia

  1. author

    Bem pensado pela Cia do espumante. Sem riscos de estragar o conteúdo.


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

fyIwH