Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Marinha oficializa inquérito para apurar acidente com ferry-boat no Paraná

 

Marinha do Brasil em Paranaguá fez inspeção e autorizou as balsas na travessia Matinhos-Guaratuba
28-03-2022 21:30:34 (181 acessos)
Um inquérito administrativo foi instaurado pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), a fim de apurar a causa do acidente e possíveis responsabilidades. Esta é informação em nota oficial da Autoridade Marítima, sobre o acidente ocorrido entre balsas na travessia Matinhos-Caiobá-Guaratuba. Assegura a Marinha que "vem atuando na fiscalização regular da travessia de Guaratuba." A equipe de inspeção naval fez avaliações e concluiu "que  as embarcações poderiam continuar sua operação normalmente."

 

Nota oficial da Capitania dos Portos no Paraná:

 

Paranaguá – PR.

Em 28 de março de 2022.

 

A Marinha do Brasil (MB) informa que, na noite do dia 27, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) tomou conhecimento da ocorrência de um acidente na Baía de Guaratuba, no qual o ferry-boat Piquiri abalroou a balsa Vitória durante a atracação em Caiobá. Na mesma noite foi enviada uma equipe de Inspeção Naval (IN) para averiguar a situação do acidente. Não houve registro de vítimas e nem de grandes avarias nas embarcações  mas, pela inércia, alguns veículos se movimentaram e sofreram danos. 

Após a verificação das embarcações pela equipe de Inspeção Naval, foi constatado que  as embarcações poderiam continuar sua operação normalmente. Um inquérito administrativo foi instaurado pela CPPR, a fim de apurar a causa do acidente e possíveis responsabilidades.

A MB informa também que, como Autoridade Marítima, tem como propósito assegurar salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações. Dentro desse escopo, a Capitania dos Portos do Paraná vem atuando na fiscalização regular da travessia de Guaratuba.

Incumbiu-me o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos, de encaminhar a Nota Oficial em anexo para divulgação.

Respeitosamente/Atenciosamente,

   Italo MONTENEGRO Barbosa
     Segundo-Tenente (RM2-T)
Assessoria de Comunicação Social
Capitania dos Portos do Paraná

 

220328 - 15:03 horas 

Marinha investiga acidente com ferry-boat na travessia de Caiobá-Guaratuba

Marinha do Brasil está investigando as causas da colisão entre as balsas Piquiri e Vitória ao anoitecer de domingo (220327) na travessia entre Caiobá e Guaratuba, no Paraná (sul do Brasil). Ocorrência provocou indignação e muito medo aos usuários. Houve dificuldade até de fazer contato com as autoridades, no caso o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que é o responsável pela contratação das embarcações que fazem a travessia. Empresa operadora diz que vai indenizar quem teve prejuízo.

220328 - 15:00 horas 

220328 - 10:22 horas 

220328 - 00:12 horas

Travessia é uma das mais concorridas, mas nos últimos meses vem enfrentando uma série de problemas causados por erros sucessivos na  decisão e escolha de operadores. Desta vez houve risco iminente de perda de vidas pelo afundamento das embarcações e isso configura gravidade nas relações entre o poder público, no caso o Estado do Paraná e quem autoriza, a Marinha do Brasil. 

Inquérito pode resultar no embargo definitrivo da passagem, se o Governo paranaense não encontrar solução. 

 

Fonte:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

PVdhD